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O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convida a todos para as defesas de mestrado e doutorado conforme dados abaixo:

Relatório Intermediário de Mestrado

 

 

Título: Diferenças disciplinares na produção, compartilhamento e reuso de dados de pesquisa

 

Aluna:  Érika Rayanne Silva de Carvalho

Data: 17/07/2017

Horário: 9h

Local: Sala 120

 

Banca Examinadora:

 

Presidente: Fernando César Lima Leite

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Patrícia Rocha Bello Bertin

Membro Titular: João de Melo Maricato

Membro Suplente: Murilo Bastos da Cunha

 

 

Resumo:

 

O estudo tem por objetivo identificar diferenças disciplinares nas práticas de produção, compartilhamento e reuso de dados de pesquisa. A fundamentação teórica apresentada pautou-se em discussões sobre aspectos da comunicação científica, especialmente, referentes aos dados de pesquisa, à luz das diferenças disciplinares. Pretende trazer contribuições teóricas para maior compreensão sobre o tema, além de contribuições aplicadas, no sentido de fornecer subsídios para a gestão de dados em diversas áreas do conhecimento. Trata-se de pesquisa de caráter descritivo, com abordagem mista e que adotará a estratégia de investigação triangulação concomitante. A coleta dos dados dar-se-á por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas. Posteriormente, tais dados serão submetidos à análise estatística e textual. O universo da pesquisa será o conjunto de pesquisadores bolsistas do CNPq, na modalidade Produtividade em Pesquisa, das áreas de Física, Sociologia e Letras. Por fim, o estudo poderá abrir caminhos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema, sob diversas nuances.

Palavras-chave: Comunicação científica. Ciência aberta. Dados de pesquisa. Diferenças disciplinares.

Defesa de Doutorado

 

Título: A DOCUMENTAÇÃO SOBRE EXPOSIÇÕES EM MUSEUS DE ARTE: A MUSEALIZAÇÃO DOS PROCESSOS, A HISTÓRIA DA EXPOSIÇÃO E A MUSEOGRAFIA

 

Aluno(a): Monique Batista Magaldi

Data: 31/ 07/2017

Horário: 14h

 

Composição da Banca:

 

Presidente: Prof. Dr. Emerson Dionísio Gomes de Oliveira

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Profa. Dra Tereza Cristina Moletta Scheiner

Membro Titular Externo: Profa. Dra. Andréa Fernandes Considera

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Profa. Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes

Membro Suplente: Profa. Dra. Adriana Mattos Clen Macedo (VIS/ UnB)

 

Resumo: Esta pesquisa aborda a contribuição da documentação sobre exposições para estudos em história das exposições, museografia, musealização, a partir da documentação resultante de experiências de novas versões ou ‘lembranças’ de exposições realizadas em museus brasileiros de arte, criados na primeira metade do século XX. A documentação originada das exposições é considerada relevante por sua perspectiva histórica e social. A documentação de exposições é produzida a partir de visões institucionais baseadas em pesquisas e processamentos técnicos chamados de museografia da exposição, que envolve desde a concepção, desenvolvimento, implantação, exibição, desmontagem e avaliação de cada exposição de longa duração, temporária e virtual desenvolvida em museus, instituição que tem como principal finalidade estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.  A documentação sobre exposição envolve diferentes setores da instituição, podendo conter documentos como projetos, relatórios e/ ou dossiês, impressos e digitais, de diferentes setores envolvidos; cartas impressas e correios eletrônicos; lista de acervos selecionados e expostos; fotografias e filmagens do acervo e das salas da exposição; planta-baixa; filmagens com registros de pesquisas; falas dos curadores envolvidos e convidados para refletir sobre as atividades desenvolvidas (pelos setores de curadoria, educativo, pesquisa, entre outros); Atas; clippings; entre outros documentos.  A documentação pode ser realizada em arquivos, bibliotecas e setores de documentação de acervo museológico, setor de expografia e/ou pesquisa. Por sua vez, a efemeridade das exposições demanda procedimentos mínimos na documentação, seja a partir de processamentos técnicos realizados no âmbito da arquivologia, biblioteconomia, ciência da Informação ou Museologia. O objetivo é analisar a importância da documentação sobre exposições em museus de arte para estudos sobre a história das exposições a partir da compreensão de conceitos como musealização, documentação, museografia, expologia, documentação em museus e documentação museológica. Para tanto, esta pesquisa apresenta reflexões teórico-conceituais a partir de recorte temporal e temático, baseados na documentação produzida a partir de releituras ou lembranças de exposições, realizadas entre 2006 e 2016, nas seguintes instituições: Pinacoteca do Estado de São Paulo, criada em 1905; Museu de Arte de São Paulo (MASP), de 1947; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), ambos fundados em 1948.

 

Palavras-chave: Documentação sobre exposições; história das exposições; Musealização; Museografia; museus de arte.

Defesa de Doutorado

 

Título: Estudo do emprego da taxonomia como instrumento auxiliar para decisões táticas no processo de auditoria

 

Aluno: José Humberto da Cruz Cunha

Data: 07/07/2017

Horário: 14h30

Local: Auditório

Banca Examinadora:

 

Presidente: Profº Drº Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Titular: Profº Drº: Roberto Campos da Rocha Miranda (CEFOR)

Membro Titular: Profº Drº Hubert Jean François Cormier (FIL/UnB)

Membro Titular: Prof°Dr°Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Suplente: Profª D Eliane Braga de Oliveira

 

 

 

Resumo:

Estuda o uso da taxonomia como instrumento auxiliar para decisões táticas no processo de auditoria. Propõe uma taxonomia como um instrumento para a gestão da informação nos processos de auditoria. Analisa conceitualmente a construção dessa metodologia a partir da aplicação como modelo de representação de lições aprendidas. Mapeia na literatura contábil os riscos de distorção para validação técnica da estrutura taxonômica e demonstra analiticamente o risco de detecção mediante as trilhas conceituais sustentadas por relações lógicas da Teoria do Conceito. É um estudo exploratório que tem como procedimento técnico o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, os quais subsidiam as análises qualitativas. São defendidas as teses de que a taxonomia facetada é um instrumento de auxílio às decisões táticas na auditoria contábil e, que a estrutura da taxonomia como linguagem documentária permite a recuperação de informações de lições aprendidas numa trilha formada por relações lógicas entre termos de diferentes facetas. A análise de conteúdo é aplicada em documentos obtidos junto à duas instituições que executam auditoria independente. Vale-se de casos de estudos de Deloitte dos Estados Unidos, uma das quatro maiores empresas de auditoria do mundo, atuante sobretudo na área privada e, um caso do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável pela auditoria independente nas contas públicas do Governo Federal brasileiro. Os resultados obtidos indicam: a taxonomia como instrumento auxiliar às decisões dos auditores quanto à escolha de procedimentos com base na análise de risco de distorções provocados por erros ou fraudes; e, que a sequência lógica do processo de auditoria, refletida nas trilhas na estrutura de classificação da taxonomia correspondem às etapas objetivas sugerindo a redução de subjetividade nas escolhas do auditor, por conseguinte ajuda a gestão do risco de auditoria.

 

Palavras chave: Taxonomia; Auditoria; Lições aprendidas; Decisão tática.

Defesa de Doutorado

 

Título: A concepção de um sistema de informação para a gestão das ações de prevenção e combate à corrupção: estudo de caso na Procuradoria-Geral da União

 

Aluno: Marcio Denys Pessanha Gonçalves

Data: 30/06/2017

Horário: 9h

Local: Sala da Pós-Graduação

Banca Examinadora:

 

Presidente: Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: William Barbosa Vianna

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Eduardo Amadeu Dutra Moresi

Membro Titular Interno: Eliane Braga

Membro Suplente: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

 

 

 

 

Resumo:

Trabalho de pesquisa que aborda o estudo de usuários, suas necessidades informacionais e competências necessárias relacionados à gestão das ações de prevenção e combate à corrupção em órgão jurídico da Administração Pública Federal. Teve por objetivo conceber um sistema de informação aplicado, buscando estudar os recursos humanos, os processos e os recursos de tecnologia da informação (Laudon e Laudon, 2014) do órgão analisado, com proposta adicional de metodologia de um ciclo de inteligência aplicado. Analisou, sob o aspecto tripartite, assuntos relacionados ao Direito (aplicado à prevenção e combate à corrupção), à Tecnologia da Informação e à Ciência da Informação. A metodologia adotada priorizou os métodos mistos concomitantes (Creswell, 2010), com foco na estratégia qualitativa. Dados sobre as características das atividades e a gestão das ações de prevenção e combate à corrupção foram coletados em entrevistas com membros do órgão, pertencentes ao grupo especializado na temática, após observação sistemática das atividades diárias. O problema tratado foi o de identificação das necessidades informacionais e competências necessárias para a concepção de um sistema de informação capaz de promover a gestão das ações de prevenção e combate à corrupção da Procuradoria-Geral da União. A pesquisa visou identificar a estrutura organizacional da PGU e de órgãos congêneres que lidam com essa temática, a cultura de organização da informação do órgão e as técnicas e ferramentas informacionais e computacionais que pudessem ser aplicadas à gestão dos dados e informações relacionados à prevenção e combate à corrupção.

 

Palavras-chave: Sistema de informação; Prevenção e combate; corrupção; Necessidades informacionais; Competências.

Qualificação de Doutorado



Título: O conflito das imagens: documentos fotográficos e a defesa dos direitos humanos

 

Aluno(a) Laila Figueiredo Di Pietro

Data: 14/06/2017

Horário: 14h

Local: CPAI

 

 

Banca examinadora de Qualificação de Doutorado

Presidente: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Prof. Dra. Telma Campanha de Carvalho Madio

Membro Titular: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque

Membro Suplente: Prof. Dr. André Malverdes

 

Resumo: O documento fotográfico de arquivo quando armazenado, organizado e recuperado respeitando-se suas características específicas, tanto como fotografia quanto como documento de arquivo, assume a função de prova de violações dos direitos humanos e pode ser utilizado como tal. Buscamos, por meio das reflexões conceituais, aplicadas a exemplos práticos encontrados em países latino-americanos, avaliar qual o nível de compreensão daqueles que utilizam documentos fotográficos relacionados à defesa dos direitos humanos, aqueles que são ou podem ser beneficiados por esses documentos e, também, dos profissionais da informação ou pessoas que possuem a função de guardar e organizar tais materiais. A finalidade da tese proposta, portanto, é compreender o papel fundamental que as imagens fotográficas assumiram durante as ditaduras militares e conflitos armados para definir sua função atual e futura. Ademais – e principalmente – é pensar o documento fotográfico de arquivo em sua gênese e identificar as possibilidades de organização oriundas da Arquivologia e Ciência da Informação adequadas a cada caso.

 

Palavras-chave: Arquivologia. Ciência da Informação. Direitos Humanos. Documento fotográfico.

Relatório Intermediário de Mestrado

 

Título: A prática de diagnósticos de arquivo no Brasil e sua relação com a identificação arquivística

 

Aluno(a) Marcella Mendes Gonçalves Braga

Data: 12/06/2017

Horário: 14h30

Local: sala do PPGCINF

 

Banca Examinadora de Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado

Presidente: Prof.ª Dra. Cynthia Roncaglio, FCI/UnB

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Prof.ª Dra. Clarissa Schmidt, FCI, UFF

Membro Titular: Prof.ªDra. Angelica Marques, FCI/UnB

Membro Suplente: Prof.ª Dra. Eliane Braga de Oliveira, FCI/UnB

Relatório Intermediário de Mestrado

 

Título: USO DAS BIBLIOTECAS DIGITAIS PELOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB

 

Aluna: Julia Judith Quispe Supo

Data: 08/06

Horário: 9h

Local: a definir

Banca Examinadora:

 

Presidente: Dr. Emir José Suaiden

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dra. Cecilia Oliveira Leite

Membro Titular: Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Suplente: Dr. Ricardo Crisafulli Rodrigues

 

 

Resumo:

O estudo visa verificar o uso das bibliotecas digitais pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), é verdade que a internet revolucionou o jeito de transmitir a informação, então é necessário conhecer se os estudantes indígenas da UnB estão acessando as bibliotecas digitais da Biblioteca Central (BCE) da UnB para realizar suas atividades acadêmicas, além de se formar como professionais.

 

A questão da pesquisa é: Como os estudantes indígenas da UnB utilizam as Bibliotecas Digitais da BCE para as atividades acadêmicas?

 

O estúdio tem como objetivo geral: identificar e analisar o uso das Bibliotecas Digitais da BCE pelos estudantes indígenas da UnB. Os objetivos específicos são: Identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas da UnB. Conhecer as competências informacionais no uso das bibliotecas digitais da BCE em estudantes indígenas da UnB. Identificar se os estudantes indígenas conhecem as bibliotecas digitais da BCE. Analisar como os estudantes indígenas usam as bibliotecas digitai da UnB para as atividades acadêmicas. Identificar as dificuldades no uso das bibliotecas digitais pelos alunos de procedência indígena.

 

O tipo da pesquisa é quantitativo, descritiva – não experimental. Sob um enfoque de horizonte temporal ou transversal. Além do mais, a pesquisa e de natureza básica ou teórica.

O método de pesquisa serão o levantamento de questionários com perguntas fechadas e eventualmente entrevista aos representantes dos estudantes indígenas da UnB. A amostra abrangerá todos os estudantes indígenas da UnB, porque a população é pequena. Atualmente na UnB estudam 56 estudantes, 41 estudantes na graduação e 15 em Pós-graduação. E por fim, o tipo de amostra será não probalística – intencionais.

A análise dos dados, logo de aplicar os questionários, os dados serão processados e analisados usando o pacote de Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0 e um programa para cálculos Excel 2016 para Windows XP e um computador com multimídia que permitirão obter os dados em tabulas e representações gráficas, para ser apresentado, analisado e interpretado.

 

As conclusões e recomendações se apresentara no informe final, produto da discussão dos resultados.

 

Palavras-chave: Bibliotecas digitais. Estudantes indígenas. Competência informacional. Necessidades de informação.

Defesa de Doutorado

 

Título: Competências necessárias para equipes de profissionais de preservação digital

Aluna: Sonia Araújo de Assis Boeres

Data: 19/05/2017

Horário: 14h

Local: Sala da Pós-Graduação

 

Banca Examinadora de Defesa de Doutorado

Presidente: Murilo Bastos da Cunha

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Miguel Ángel Márdero Arellano

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Humberto Celeste Innarelli

Membro Titular: Fernando William Cruz

Membro Suplente: Ivette Kafure Muñoz

 

 

Resumo:

Atualmente, além de haver muita informação disponível em meio digital, volume que vem crescendo exponencialmente, a sociedade tem depositando mais confiança nos documentos digitais. Resguardar o conteúdo disposto em variados tipos de mídias, de modo a manter essa informação disponível e acessível ao longo do tempo é o objetivo da preservação digital. Vê-se não ser tarefa fácil, daí a necessidade de profissionais e equipes competentes para atingir esta finalidade. Esta tese justifica-se no fato de estudos sobre o profissional da informação para atender demandas do mundo digital, quanto a este tipo de preservação, terem conotação atual e relevante, e serem carentes de pesquisas. Teve por objetivos analisar os documentos sobre as competências profissionais e motivações que levam à competência, sob a ótica da Psicologia organizacional e da Ciência da Informação; e identificar um conjunto básico de competências necessárias na formação de especialistas em preservação digital. O universo estudado foram os autores de trabalhos sobre preservação digital, totalizando 94 entes nacionais e 61 internacionais. Destes, 39 brasileiros e 21 estrangeiros responderam o questionário enviado e analisaram 88 variáveis, completando a pesquisa com mais três entrevistas. Para este estudo considera-se competência para preservação digital os conhecimentos, habilidades e atitudes para efetuá-la, por parte dos profissionais que desempenham quaisquer tipos de serviços que levam à preservação digital.

 

Palavras-chave:

Competências. Profissional da informação. Preservação digital. Competências profissionais.

 

Defesa de Doutorado

 

Título: A Competência em Informação (Coinfo) na perspectiva da educação inclusiva

 

Aluna:  Célia Revilândia

Data: 19/05/2017

Horário: 9h

Local: sala 120

Banca Examinadora:

 

Presidente: Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Dra. Aida Varela Varela (UFBA)

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Dr. Ronaldo Nunes Linhares (UNIT)

Membro Titular: Dr. Emir José Suaiden

Membro Suplente: Dr. Antônio Lisboa Carvalho de Miranda

 

 

 

Resumo:

 

Discute os desafios da sociedade da informação no que tange à promoção e garantia de uma educação inclusiva. Neste contexto, busca, nos diálogos possíveis entre a Ciência da Informação e a Educação, contribuições relacionadas tanto à inclusão quanto à atuação de docentes da Educação Básica neste cenário. Destaca a necessidade de instrumentalizar docentes, visando a, entre outros benefícios, capacitá-lo para lidar com necessidades informacionais emergentes da prática educativa, em especial quando aplicada a pessoas com deficiência. Nos pressupostos teóricos e práticos da temática Competência em Informação (CoInfo) – termo adotado para o conceito de Information Literacy – estão as contribuições para essa instrumentalização que visa a atuação de docentes da Educação Básica de redes públicas de ensino na educação inclusiva. A análise de 18 modelos de Competência em Informação desenvolvidos em contextos internacionais permitiu propor grade básica para elaboração de um modelo de CoInfo, o qual foi aplicado a professores da Educação Básica em uma escola pública do Distrito Federal. A aplicação do modelo em experiência prática de formação continuada, baseou-se nas suas três categorias finais da grade básica, nomeadamente, pré-pesquisa, pesquisa propriamente dita e pós-pesquisa. Compreendeu o desenvolvimento de duas atividades de pré-pesquisa e cinco de pesquisa propriamente dita, com um grupo de 22 docentes, dos quais, três trabalhavam com crianças com deficiência (salas de recursos). Não foram realizadas as atividades de pós-pesquisa planejadas, visto que exigiria abordagem longitudinal. Os resultados das atividades mostraram que o modelo elaborado é útil para realização de atividades de CoInfo com docentes da Educação Básica. Adicionalmente, atividades de CoInfo realizadas com docentes da Educação Básica são úteis para instrumentalização destes na busca da informação necessária à educação inclusiva. 

Palavras-chave:CoInfo. Educação Inclusiva. Inclusão. Professores. Modelos

Defesa de Mestrado

 

Título: Perfil do bibliotecário universitário: uma abordagem contemporânea sob a ótica das iniciativas formadoras de Competência em Informação (CoInfo)

 

Aluno(a) Rafael Barcelos Santos

Data: 18/04/2017

Horário: 15h

Local: Auditório

 

                      Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Dr.ª Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dr.ª Regina Célia Baptista Belluzzo

Membro Titular: Dr.ª Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Membro Suplente: Dr. Antonio Lisboa Carvalho de Miranda

 

Resumo:

Abordagem ao perfil do bibliotecário universitário nas iniciativas formadoras de Competência em Informação (CoInfo), tendo como base as três dimensões de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Através da revisão de literatura, apresenta as transformações do conceito de CoInfo ao longo das décadas do seu surgimento e nas perspectivas atuais da temática para a sociedade da informação, bem como realiza um estudo bibliométrico referente à dinâmica de uso dos termos empregados para representar o Movimento de Information Literacy no Brasil. Em seguida, o referencial teórico é destinado ao mapeamento, à sistematização e à descrição dos atributos das dimensões de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes no cenário da CoInfo e das características profissionais para o bibliotecário universitário atuante nas iniciativas formadoras de usuários competentes em informação. No ambiente acadêmico, verifica que o perfil esperado para o bibliotecário universitário nas ações voltadas para a inserção e a consolidação da CoInfo é de um profissional pesquisador capaz de atuar nas redes de intercâmbio das experiências bibliotecárias, além de ser um agente mediador do aprendizado e promotor da prática de pesquisa diante do processo de apropriação das informações e de construção do conhecimento.  Para tanto, esta pesquisa identifica e analisa os atributos profissionais dos bibliotecários pesquisadores da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (RBP/MCTIC) que podem contribuir para a construção e o desenvolvimento do perfil de pesquisador do bibliotecário universitário, visto que a Rede é formada por profissionais da informação especializados e altamente qualificados no que diz respeito à técnica de busca e recuperação das informações científicas e tecnológicas relevantes para o atendimento das demandas e das necessidades informacionais dos seus usuários. A abordagem metodológica desta investigação é mista, sendo desenvolvida a partir da concepção pragmática. Na técnica quantitativa, utiliza o questionário baseado na escala Likert como instrumento de pesquisa, a fim de verificar a percepção dos bibliotecários da RBP quanto aos atributos das três dimensões no contexto da CoInfo. Na técnica qualitativa de caráter exploratório, emprega o Diagrama Belluzzo® para a realização de um workshop com os bibliotecários da RBP, como forma de possibilitar a detecção de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessários para um bibliotecário pesquisador no âmbito das suas três ações: individual como agente de pesquisa; de apoio para outro pesquisador ou para as equipes vinculadas a projetos de pesquisa e estratégica voltada para as diretrizes institucionais ou para as políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Como resultado da pesquisa mista, aponta as contribuições quanto ao levantamento dos atributos das três dimensões em consonância com o desenvolvimento da CoInfo na ambiência das universidades e com a ação bibliotecária na realização e promoção da prática de pesquisa. Conclui que o perfil de pesquisador do bibliotecário universitário viabiliza o progresso nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, alicerçado nos fatores de inovação científica e tecnológica.

 

Palavras-chave: Perfil do bibliotecário universitário. Competência em Informação. Bibliotecários pesquisadores. Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa. Profissionais da informação.