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O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convida a todos para as defesas de mestrado e doutorado conforme dados abaixo:

Relatório Intermediário de Mestrado

Aluno(a): Marcos Fragomeni Padron

Título: Um modelo conceitual para representação da música popular brasileira

Data: 04/09/2018

Horário: 14h

 

 

Composição da Banca:

Presidente: Prof. Dr. Fernando William Cruz

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dr. Lauro César Araújo

Membro Titular: Prof. Dra. Fernanda Passini Moreno

Membro Suplente: Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

 

Resumo: A música popular brasileira é vista como um componente valoroso porque traduz as tradições locais e promove registros subjetivos da organização cultural e social do País. Apesar da sua importância para a comunidade local, muitas fontes de informação musical brasileira têm problemas de interoperabilidade – um dos requisitos importantes para garantir aspectos de preservação e curadoria digital – e são incapazes de atender as necessidades de informação dos diversos perfis de usuários. A maior parte dos problemas percebidos nos repositórios e coleções de música nacional ocorre devido à ausência de uma representação compatível com as características desse tipo de música. De fato, as iniciativas de representação adotadas para a música brasileira ocorrem por adaptações de modelos genéricos e estratégias provenientes de contextos e estilos musicais que diferem substancialmente das características da música nacional. Em função da ausência de um modelo específico, essa pesquisa propõe uma representação formal da música brasileira na forma de um modelo conceitual ontológico, considerando o recorte de música brasileira proposto pela Dra. Juliana Rocha, que fez doutorado no PPGCinf em 2017. Nesse contexto, advoga-se que um modelo conceitual ontológico permite perceber as nuances da sua arquitetura interna e, por consequência, facilita a identificação de estratégias de organização mais eficientes para as características desse estilo musical.

 

Palavras-chave: Informação musical, música brasileira, modelo conceitual de música brasileira

Qualificação de Doutorado

 

Aluno(a): Flávia Moreno Alves de Souza

Título: Conhecimentos, atitudes e práticas sexuais no contexto da epidemia do HIV/aids: uma abordagem da Ciência da Informação.

Data: 17/08/2018

Horário: 9h

 

Composição da Banca:

Presidente: Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Cristina de Albuquerque Possas

Membro Titular: Murilo Bastos da Cunha

Membro Suplente: Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

 

Resumo: Discute a relevância da informação de saúde na adoção de práticas sexuais mais seguras preventivas à exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV. Discorre sobre os fatores associados que impactam na prática informacional de prevenção. Objetiva investigar o nível de conhecimento, as atitudes e as práticas sexuais no contexto da epidemia do HIV e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - aids. Trata-se de pesquisa descritiva, aplicada, de abordagem quantitativa-qualitativa, cujo método utiliza o survey. A análise dos dados aponta que a população investigada não se mostra totalmente informada sobre as estratégias de Prevenção Combinada disponíveis no Sistema Único de Saúde - SUS. Avalia-se que 45,3% dos sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre a Profilaxia Pré-exposição - PrEP e 51,3% da Profilaxia Pós-Exposição - PEP, e tão somente 41,1% concordam que esta poderia protegê-los do HIV; 93,4% afirmaram desconhecer a circuncisão como método de prevenção ao HIV/aids. O dessaber a respeito do autoteste foi de 90,3%; e sobre o teste por fluido oral, de 69,3%; sendo que 59,2% da amostra se testou para o HIV ao menos uma vez na vida. Em relação às práticas sexuais, 31,5% dos indivíduos declararam nunca usar preservativo; o uso frequente do preservativo foi declarado por apenas 22% dos entrevistados, porém entre as mulheres esta proporção foi ainda menor: 15,6%, apontando a vulnerabilidade de gênero na adoção de práticas sexuais mais protetoras, o que se reflete no aumento da prevalência do HIV nesta população. Do total de indivíduos que adotam o preservativo, tem-se que a principal motivação centraliza-se no uso deste como método contraceptivo e não como estratégia de prevenção e autocuidado. Chama atenção a pouca percepção do risco de adquirir o HIV/aids por parte dos entrevistados, em contraponto, à baixa frequência do uso do preservativo. Os principais fatores socioculturais associados ao não uso do preservativo são: a ressignificação social do impacto do HIV/aids; o diagnóstico do HIV não é mais sinônimo de morte minimizando o temor da doença; há pouca preocupação na população investigada com a infecção pelo HIV/aids, por considerá-la uma doença crônica que tem tratamento; o acesso universal gratuito da Terapia Antirretroviral - TARV; a ampliação do diagnóstico do HIV; o aumento da sobrevida de pacientes diagnosticados com aids e o fortalecimento dos direitos humanos das Pessoas vivendo com HIV - PVHIV, também, presentes nos discursos dos entrevistados. Ademais, há uma construção histórico-sociocultural na qual o HIV/aids é percebido como uma doença do outro e não de todos, o que desencadeia mecanismos de negação, afastamento e deslocamentos do risco percebido em relação ao HIV. As principais fontes de informação sobre o HIV/aids são amigos 76,5%; televisão 76,5%; serviços de saúde pública 74,9%; internet 67,5%; 91,7% dos homens escolheram os amigos como maior fonte desejada de informações, em comparação a 61,3% das mulheres, indicando a reprodução sociológica-antropológica de que o comportamento informacional é percebido dentro do ambiente social e na interação de comunidades nas quais transmissões de informação acontecem e de que o relacionamento interpessoal desempenha relevante papel na aquisição de informação em saúde sexual. Conclui-se que é mister disponibilizar de informações com valor agregado que atendam às necessidades informacionais do usuário e satisfaçam as suas expectativas, posto que revelam que a produção de sentido possui caráter social e coletivo, produto de uma cultura compartilhada, construtos sociais; os sujeitos categorizam e processam informações em diferentes contextos. Observa-se, então, uma perspectiva mais socializante, na qual a informação só tem sentido quando integrada ao contexto social do indivíduo. É relevante amplificar os mecanismos de informação e os espaços de trocas informacionais, a fim de ampliar o alcance das mensagens de prevenção que contemplem a totalidade das estratégias que compõem a Prevenção Combinada do HIV/aids, como também se faz necessário aprimorar estratégias inovadoras de comunicação, por meio de múltiplas linguagens que se relacionem com a diversidade de expressões e que considerem a vulnerabilidade social, econômica e política como mais um componente na resposta brasileira de enfrentamento do HIV/aids. Palavras-chave: HIV/aids. Preservativo. Prevenção Combinada. Gestão de risco. Informação em Saúde. Conhecimento.

Tese de Doutorado

 

Aluno(a): ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO,

Título: A fotodocumentação como uma área transversal de estudo no contexto do ciclo da informação: o estado do conhecimento sobre o tema da “Fotografia” e termos correlatos na Biblioteca Digital de Teses de Dissertações BDTD do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBICT

Data: 07/08/2018

Horário: 15h00

 

Composição da Banca:

 

Primeira Opção: Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Prof Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Profa. Dra. Telma Campanha de Carvalho Madio

Membro Titular Interno: Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque 

Membro Titular: Profa. Dra. Fabiana de Souza Fredrigo

Membro Suplente: Prof. Dr. André Malverdes

 

 

Resumo: Objetiva, a partir do levantamento, descrição e análise da produção científica sobre o tema “fotografia” permeada pela discussão sobre o ciclo da informação, apontar a emergência da possibilidade de uma nova área de estudo que seja capaz de acolher os sentidos e significados específicos da fotografia como uma das bases do ciclo da informação, denominada fotodocumentação. Como recorte epistemológico a produção intelectual das teses defendidas nos programas de pós-graduação no Brasil em diversas áreas, compreendendo os anos de 1980 a 2016 e disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A produção científica delimitada aborda o ciclo da informação (gênese, organização, recuperação e comunicação da informação). Como aporte teórico, utilizamos a obra de Luciano Floridi, Information: a very short introduction; as discussões sobre o ciclo da informação; e as reflexões sobre o alcance do “estado do conhecimento”. A metodologia envolve um mapeamento e descrição iniciais, trabalho desenvolvido a partir do rastreamento da produção intelectual nos termos propostos e em correspondência à situação-problema e aos objetivos.

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

 

 

Aluno(a): André Luiz Valença da Cruz

Título: Análise de crédito e inteligência competitiva: competências requeridas ao analista de crédito bancário como profissional de inteligência

Data: 22/06/2018

Horário: 10h20

 

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado Presidente: Rogério Henrique de Araújo Júnior Membro Titular Externo ao PPGCInf: Ana Clara Cândido

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Ricardo Matos Chaim Membro Titular: Dulce Maria Baptista

Membro Suplente: Eliane Braga de Oliveira

 

 

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo estudar as similaridades entre as competências do analista de inteligência competitiva e do analista de crédito no processo de tomada de decisão em uma instituição financeira bancária e propor um modelo de competências essenciais e emergentes do analista de crédito em um banco. Com base nos trabalhos de Tarapanoff (2000), Valentim (2003), Carvalho (2001), Platt (1974), Borges (1995) e Carvalho (2001) foram estudadas as características do trabalho de inteligência e sua vinculação com o processo decisório em organizações, passando pelo processo de utilização de fontes de informação. Da análise do trabalho do analista de crédito bancário revelaram-se semelhanças entre as suas atividades e as do profissional de inteligência. Tais achados, aliados aos conceitos de competência de Fleury (2002), Rychen & Salganik (2000), Durand (1998), Sparrow & Bognanno (1993), e aos trabalhos de Mendes (2009) e Teixeira (2006), levaram à definição de competências essenciais demandadas ao profissional de inteligência competitiva e ao analista de crédito bancário. O modelo de pesquisa proposto por Creswel (2010), com a escolha das abordagens quantitativa e qualitativa e a análise conjunta dos achados possibilitará minimizar as desvantagens específicas de cada instrumento utilizado e, ao meso tempo, abordar os diversos atores do processo de análise de crédito. Assim, serão colhidas as percepções dos próprios analistas, de seus selecionadores e dos tomadores de decisão. A partir da análise conjunta dos achados, será elaborado um perfil de competências desejado ao analista de crédito, baseado nas competências requeridas ao profissional de inteligência.

 

Palavras-chave: Análise de crédito, Inteligência competitiva, Competências, Analista de crédito.

DEFESA DE MESTRADO

 

 

Aluno (a): Marina Garcia da Silva Pereira

Título: A APLICABILIDADE DO BIG DATA NAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS

Data: 29/06 /2018

Horário: 9h

Local: sala 213 FCI

 

 

 

 

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Eliane Braga de Oliveira

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Ivette Kafure Muñoz Membro Titular: Vanderlei Batista dos Santos

Membro Suplente: Murilo Bastos da Cunha

 

Resumo: Considerando a evolução tecnológica e seu impacto na gestão de documentos, no que é mantido nos arquivos e na recuperação da informação desejada, objetiva-se com esta pesquisa analisar as relações existentes entre as práticas arquivísticas e o documento de arquivo digital inseridos em um Big Data. Por meio da revisão de literatura são trazidos elementos para a análise dos temas como forma de compreender os fenômenos e explorar as suas interações. Big Data é a produção volumosa, veloz e diversificada de dados, documentos e informações digitais dos últimos anos somados à habilidade de coletar e analisar essas grandes quantidades de dados. Percebe-se que os documentos de arquivo serão utilizados como uma das fontes de dados a serem analisadas pelo Big Data e, assim, a gestão documental permanece relevante para a organização e recuperação da informação. De modo a corroborar este estudo observou-se um caso prático de um projeto de ferramenta para ecossistema de Big Data na Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho (MTB).

 

Palavras-chave: Documento de Arquivo. Gestão de Documentos. Arquivologia. Big Data. Dado.

DEFESA DE MESTRADO

 

 

Aluno (a): Patrícia Resende Pereira

Título: Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional

Data: 18/06/2018 Horário: 14H Local: sala 213 FCI

 

 

 

 

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Kelley Cristine Goncalves Dias Gasque Membro Titular Externo ao PPGCInf: Lúcio França Teles Membro Titular: Ivette Kafure Muñoz

Membro Suplente: Elmira Luzia Melo Soares Simeão

 

 

Resumo: A pesquisa de mestrado analisou o comportamento de busca e uso da informação para a tomada de decisão do gestor escolar, em relação aos padrões de letramento informacional nas escolas de Ensino Médio do Distrito Federal (DF) da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza quali- quantitativa, com uso de documentos oficiais do sistema educacional do DF, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o principal acesso à informação é realizado pela internet, que o volume de dados aliado à falta de tempo para obtenção de informações dificulta a tomada de decisão. Para tomar decisões, os gestores consultam informações disponíveis na escola, além do projeto político pedagógico. Verificam a origem da informação recebida e os resultados alcançados pela escola nas avaliações externas do governo. Por fim, os dados coletados dos gestores educacionais em relação aos padrões do letramento informacional mostram o desenvolvimento de poucas habilidades e a necessidade de formação sistemática e adequada para aprender a lidar com a informação.

 

 

 

Palavras-chave: Letramento Informacional. Gestão Escolar. Tomada de decisão. Ensino médio.

DEFESA DE MESTRADO

 

 

Aluno (a): Carlos Eduardo Lacerda Veiga

Título: MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA INFORMACIONAL: UM ESTUDO DA ADMIINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL O CASO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Data: 19/06/2018 Horário: 10h Local: sala 213 FCI

 

 

 

 

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Rafael Timóteo de Sousa Junior Membro Titular: Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Suplente: Eliane Braga de Oliveira

 

 

Resumo:

Relatório Intermediário de Mestrado

 

Aluno(a): NÍVEL TECNOLÓGICO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DO DISTRITO FEDERAL
Título: DEISE LOURENÇO DE JESUS

Data: 12/06/2018

Horário: 9h

Local: Sala 213

 

Banca Examinadora de Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado

Presidente: Prof. Dr. : Murilo Bastos da Cunha

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Profª Drª . Maria Carmem Romcy de Carvalho (IBCT)

Membro Titular: Prof. Dr. Fernando Cesar Lima Leite

               Membro Suplente: Profª Drª Marília Augusta Freitas

 

 

Resumo

 

As bibliotecas universitárias (BU) têm um importante papel no desenvolvimento de todas as unidades de informação. Por estarem inseridas em ambientes de alto desenvolvimento científico e tecnológico - as universidades - essas bibliotecas devem manter um elevado nível de atualização para garantir não só a sua sobrevivência, mas a sua evolução mantendo seus serviços eficientes ao acompanhar as inovações tecnológicas do setor. O presente trabalho pretende por meio de investigação na literatura científica buscar indicadores que possam mensurar o nível tecnológico das bibliotecas universitárias do Distrito Federal e apresentar um panorama da situação atual por meio de questionários em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do distrito. Dessa forma, ao proporcionar uma visão situacional das BU pode possibilitar ações eficazes de melhorias em pontos específicos observados pela pesquisa.

 

Palavras-chave: Nível tecnológico. Biblioteca universitária. Biblioteca do futuro.

 

 

 

 

Defesa Qualificação de Tese de Doutorado

 

 

Aluno(a): Flor de María Silvestre Estela

Título: El no-usuario de bibliotecas universitarias: un estudio de caso en la Universidad de Brasilia

 

Data: 20/06/2018

Horário: 14h

Local: sala 213

 

 

Banca Examinadora de Defesa de Qualificação de tese de Doutorado

Presidente: Murilo Bastos da Cunha

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Ligia Maria Moreira Dumont (UFMG)

Membro Titular: Ivette Kafure Muñoz

Membro Suplente: Fernando César Lima Leite

 

Resumo:

 

El presente proyecto de investigación de doctorado en el ámbito del programa de post-graduación de ciencias de la información de la Universidad de Brasilia se encuentra inserida en la línea de investigación de organización de la información y pretende contribuir específicamente con el área de estudio de usuarios de información, desarrollando una pesquisa sobre los no-usuarios de bibliotecas universitarias con la finalidad de conocer como ellos satisfacen sus necesidades de información fuera de los espacios de la biblioteca. La presente investigación nos permitirá conocer cuáles son las razones al no-uso de la biblioteca universitaria y cuáles son los medios y soporte usados por esta nueva generación de usuarios autónomos para satisfacer sus necesidades de información, la investigación estará centrada en el individuo “no-usuarios” de información y no en los servicios de la biblioteca. La metodología sé que se aplicará para la presente pesquisa es de naturaleza descriptiva cualitativa y los instrumentos utilizados para la colecta de datos será la entrevista, dicho instrumento será aplicado a los no-usuarios de información de la Biblioteca Central de la Universidad de Brasilia.

 

 

Palavras-chave:

Biblioteca universitaria. Estudio de no-usuarios. No- usuarios de biblioteca. Universidad de Brasilia.

 

Defesa de Tese Doutorado

 

 

Aluno(a): Paulo Hideo Otoshi

 

Título: Um Modelo Semântico para o Estudo do Comportamento Informacional de Profissionais de Segurança da Informação

 

Data: 14/06/2018

Horário: 15h

 

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Claudio Gottschalg Duque

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Mac Amaral Cartaxo

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Marcio de Carvalho Victorino

Membro Titular: Dulce Maria Baptista

Membro Suplente: Ivette Kafure Muñoz