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O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convida a todos para as defesas de mestrado e doutorado conforme dados abaixo:

Título: Estudos de Usuário Como Insumo para  a Modelagem de Ontologias: Ontologias sobre Gestão de Vulnerabilidades

Autor: Paulo Hideo Ohtoshi

Relatório Intermediário de Mestrado

Data: Dia 5 de fevereiro de 2013

Horário: 15h00

Local: Auditório - FCI

Composição da Banca:

Presidente: Prof. Jorge Fernandes

Membro Interno: Prof. Rogério Araújo

Membro externo ao programa: Prof. Edgard Costa

Suplente: Prof. Cláudio Duque - Suplente

 

RESUMO:

O estudo investiga se é possível melhorar um modelo de ontologia sobre gestão de vulnerabilidade centrada na informática e elaborada com base nas metodologias utilizadas na engenharia de ontologias por meio do uso de modelos e conceitos baseados nos estudos de usuários. Os resultados do estudo de usuário realizado na pesquisa subsidiaram a elaboração de um modelo com foco no usuário. O modelo conceitual final centrado no usuário é comparado ao modelo inicial centrado na informática para verificação das melhorias obtidas com a utilização dos estudos de usuários na modelagem conceitual. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca da informação de Wilson (2000) e de Choo (2006). Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário autoadministrado e a entrevista semiestruturada.

Título: Ciência da Informação e Estudos de Cibercultura: compartilhamento e convergências

Autora: Greyciane Souza Lins

Defesa de Qualificação de Doutorado

Data: 30/01/2012
Horário: 16h00
Local: Sala 120 da FCI


Composição da Banca:
Presidente: Profa. Dra. Elmira Luzia de Melo Soares Simeão
Membro Interno: Prof. Dr. Antônio Lisboa Carvalho de Miranda
Membro Externo: Prof. Dr. André Henrique de Siqueira (Banco Central do Brasil)
Membro Suplente: Prof. Dr. Fernando Cesar Lima Leite


Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Ciência da Informação e Estudos de Cibercultura: compartilhamento e convergências “ até o presente momento. Como áreas interdisciplinares, a Ciência da Informação e os Estudos de Cibercultura, eventualmente tratam de coisas semelhantes: informação, tecnologia e sociedade. Pretende-se, com esse estudo identificar possíveis relações e conflitos entre suas teorias e estudos. A partir da exploração do conceito de cibercultura e seus estudos relacionados, busca-se compreender as principais definições, discussões e linhas teóricas da área. Como resultado, pretende-se construir um quadro conceitual de cibercultura para análise sistematizada em um recorte de publicações da Ciência da Informação. Por outro lado, é realizado um estudo sobre informação, principal objeto de estudo da Ciência da Informação. A partir disso, elabora-se um quadro conceitual de informação para análise sistematizada em um recorte da literatura da área de cibercultura.

Relatório Intermediário de mestrado

 

Título: Comunicação e mediação da informação no projeto de desenvolvimento do jogo eletrônico

 

Autor: Alessandra Silva de Souza
Data: 19 de fevereiro de 2013
Horário: 10h00

Local: Auditório

 

Composição da Banca:

Presidente: Profª. Drª. Ivette Kafure

Membro Externo: Profª. Drª. Lynn Alves (UNEB)

Membro Interno: Profª. Drª.  Sely Costa 

Membro Suplente: Prof. Dr. Jorge Fernandes

 

ResumoEste trabalho visa analisar a comunicação e a mediação da informação no processo de desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Pretende-se compreender o projeto de documento design e o trabalho da equipe multidisciplinar. Será realizada uma pesquisa qualitativa para analisar o desenvolvimento de jogos eletrônicos com sujeitos que trabalham no mercado brasileiro.

 

Palavras Chaves: Jogos Eletrônicos. Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Comunicação Organizacional. Documento de Desenho do Jogo (GDD).

 

Relatório Intermediário de Mestrado do aluno William Guedes

Título: Estudo do ciclo de auditoria pública baseado no modelo de Shannon e Weaver: as necessidades informacionais dos gestores do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal.
Autor: William Guedes
Data: 15/02/13
Horário: 14h30min
Local: Sala 120 

Composição da Banca:
Presidente: Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Externo: Prof. Dr. Ethel Airton Capuano

Membro Interno: Profa. Dra. Dulce Maria Baptista
Membro Suplente: Profa. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller

Resumo:

Visa identificar as necessidades informacionais dos gestores do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal e verificar se é possível melhorar o seu ciclo informacional por meio da otimização dos canais de comunicação existentes. O ponto de partida foi estudar as similaridades entre o fluxo de informação no processo de auditoria pública federal e o sistema de comunicação descrito na Teoria Matemática da Comunicação. Em seguida foram identificadas as informações essenciais que transitam pelo sistema de controle interno e os problemas que as afetam, como ruído, redundância e ocupação dos canais de comunicação entre os produtores de informação e as instâncias decisórias. O estudo de caso permitiu coletar insumos para identificar alguns impactos do sistema de comunicação nos processos de busca e recuperação da informação.

Defesa de Qualificação de Doutorado

Título: Modelo de processo decisório; Fatores intervenientes à tomada de decisão por gerentes de bibliotecas
Autora: Reneé Rosanne Vaz Nina
Data: 25/01/13
Horário: 14h30min
Local: Sala 120 - FCI

Composição da Banca:
Presidente: Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes
Membro Externo: Prof. Dr. Roberto Campos da Rocha Miranda, Câmara dos Deputados

Membro Interno: Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Álvares
Membro Suplente: Prof. Dr. Marcílio de Brito

Título: Construção automática de axiomas no contexto das ontologias
Autor: José Marcelo Schiessl
Data: 30/01/13
Horário: 15h00min
Local: Sala 120 da FCI

Composição da Banca:
Presidente: Profa. Dra. Marisa Bräscher
Membro Externo: Profa. Dra. Maria Luiza de Almeida Campos
Membro Interno: Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
Membro Suplente: Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Resumo:
A pesquisa propõe um modelo de extração automática de axiomas a partir de textos em linguagem natural para utilização em ontologias. Para tanto, faz um levantamento dos avanços nos métodos de axiomatização manual e automática de forma a estudá-los, adaptá-los e aplicá-los na língua portuguesa. Na revisão de literatura, verifica-se que o assunto axiomas é de destacada importância na composição e elaboração de ontologias, mas ainda não foi explorado. Defende-se a hipótese de que o conhecimento está contido nos textos e pode ser descoberto automaticamente com uso de ferramentas e técnicas apropriadas. Nesse caso, os axiomas, que expressam sentenças verdadeiras em uma dada interpretação e delimitam os domínios, são extraídos e adequados à linguagem formal utilizada nas ontologias. Utiliza-se o processamento de linguagem natural para extrair elementos ontológicos do texto de forma que seja possível traduzi-los para linguagem formal e precisa como é o caso da Lógica. Os resultados conseguidos com a automação são validados com especialistas do domínio que verificam a precisão do modelo. O estudo contribui para a área de representação e organização da informação e do conhecimento na medida em que fornece metodologia e aporte teórico para que profissionais da área possam continuar o desenvolvimento da Ciência da Informação.
Palavras-Chave: Ontologia; aprendizado de ontologia; axiomas; processamento de linguagem natural; aprendizado de conceitos.

Título: Sobre uma arquitetura da informação para o governo brasileiro: a aigov-BR
Autor: Odilon Neves Júnior
Data: 17/12/12
Horário: 14h30min
Local: Sala 120 da FCI

Composição da Banca:
Presidente: Prof. Dr. Mamede Lima-Marques
Membro Externo: Dr. Nelson Machado
Membro Externo: Dr. Francisco Gaetani
Membro Externo: Dr. Gentil José de Lucena Filho
Membro Interno: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez
Membro Suplente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque

Resumo: A Arquitetura da Informação Organizacional - AIO dedica-se à organização dos es- paços de informação das organizações em geral. No entanto, a aplicação dos conceitos da AIO às organizações de governo tem se mostrado insuficiente para o equacionamento das particularidades desse contexto. Esta tese propõe uma nova disciplina, a Arquitetura da Informação de Governo ? AIGov, vinculada à Arquitetura da Informação ? AI e voltada especificamente para o estudo e estruturação dos espaços de informação de governo e, ainda, propõe um metamodelo para aplicação da AIGov na criação de uma arquitetura de informação do governo brasileiro ? aigov-BR.
Palavras-chave: Arquitetura da Informação; Governo; Arquitetura Organizacional; Arquitetura da Informação de Governo.
Abstract: The Organizational Information Architecture ? OIA is dedicated to the organization of information spaces of organizations in general. However, the application of AIO concepts to government organizations has proved insufficient to addressing the particularities of context. This thesis proposes a new discipline, the Government Information Architecture ? IAGov, linked to Information Architecture - IA and geared specifically for the study and structuring of information spaces of government, and also proposes a metamodel for AIGov application in creating a government information architecture of Brazil? iagov-BR.

Keywords: Information Architecture; Government; Enterprise Architecture; Go- vernment Information Architecture.

Título: Análise da mediação da informação em educação on-line sob a ótica da análise de redes
Autor: Helena Célia de Souza Sacerdote
Data: 14/12/12
Horário: 9h00min
Local: Sala de Reunião da Pós-graduação

Composição da Banca:
Presidente: Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes
Membro Externo: Profa. Dra. Maria Inês Tomaél
Membro Interno: Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares
Membro Suplente: Profa. Dra. Ivette Kafure Munoz

RESUMO:
O estudo analisa as interações sociais decorrentes das práticas pedagógicas de Educação on-line para investigar o posicionamento e a estabilidade do educador como mediador no acesso, controle e difusão da informação para o atendimento da necessidade informacional do processo de ensino aprendizagem. A investigação do problema adota o mapa do conhecimento da Ciência da Informação proposto por Zins, para decompor os aspectos da mediação da informação. São analisados modelos de Educação on-line, visando identificar evidências de que a mediação da informação ocorre tal como a mediação pedagógica e será estudado o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações, edição 2009-2011, realizado pela Universidade de Brasília. São analisados os registros de interação entre educadores e alunos. São empregados os métodos da Análise de Redes Sociais.

Título: Uma Proposta de Arquitetura Genética da Informação
Autor: Romualdo Alves P. Júnior
Data: 14/12/12
Horário: 9h00min
Local: Sala 120 da FCI

Composição da Banca Examinadora:
Presidente: Prof. Dr. Mamede Lima-Marques
Membro Externo: Prof. Dr. Manoel Fernando da Mota Tenorio,
Membro Externo: Dr. Jackson Max Furtunato Maia
Membro Interno: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez
Membro Interno: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque
Membro suplente:  Dr. Gustavo Vasconcellos Cavalcante

Resumo:
Esta tese propõe um referencial epistemológico e teórico para a ideia de uma
Arquitetura Genética da Informação, fundamentada pela Teoria Geral da
Arquitetura da Informação, no âmbito da disciplina de Arquitetura da
Informação, e considerações da Fenomenologia Genética. A Arquitetura
Genética da Informação compreende dois aspectos fundamentais: a gênese e a
genética da informação intencional. A Gênese da Informação Intencional
ocorrendo idealmente como fenômeno em uma das fases da estrutura da redução
fenomenológica; e a Genética da Informação Intencional sendo caracterizada
em uma analogia qualitativa identificada entre a Ciência da Informação e a
Genética, dentro de suas quatro principais abordagens de estudo, a saber: a
Clássica, Molecular, Populacional e Quantitativa. Ontologicamente, são
considerados principalmente o genoma, genótipo e fenótipo dos objetos
(endurantes) e seus processos (perdurantes) em associação aos termos da
informação. Como resultados da pesquisa, apresentamos a Arquitetura Genética
da Informação; desenvolvemos ontologias de alto-nível em analogia entre a
Arquitetura da Informação e a Genética, elicitando os termos da informação e
processos biológicos que envolvem a informação; e apresentamos algumas
aplicações práticas na temática de similaridade fenotípica (textual, visual,
acústica e em redes de pesquisa), evolução e inovação tecnológica por
memética, hereditariedade da informação e manipulação genética da
informação.

Autor (a): Fernandez Kenji Inazawa
Título: Comunicação on-line via chat em serviço de referência digital de biblioteca universitária: uma análise sob a ótica das competências conversacionais necessárias ao bibliotecário
Data: 28/11/2012
Horário: 9h00min
Local: Sala 120 da FCI
Banca examinadora:
Dra. Sofia Galvão Batista (presidente)
Dr. Murilo Bastos da Cunha
Dra. Maria Tereza Machado Teles Walter
Dr. Fernando Leite (suplente)
Resumo: Este estudo investiga as competências conversacionais do bibliotecário no atendimento ao usuário via chat em biblioteca universitária. O problema da pesquisa pode ser resumido pela pergunta: ?Qual o uso que o bibliotecário faz de competências conversacionais (?escutar efetivo?, ?expor e indagar produtivos?, ?promessas, pedidos e ofertas?) no processo de referência via chat em biblioteca universitária??E no intuito de responder à pergunta, tem-se como objetivo geral identificar o uso de competências conversacionais pelos bibliotecários que atuam no serviço de referência via chat da Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC- Rio (DBD/PUC-Rio). Tendo em vista atingir esse objetivo fez-se necessário desmembrá-lo em três objetivos específicos, que são: descrever o fenômeno de comunicação via chat que ocorre durante o processo de referência digital; analisar o fenômeno descrito através das competências conversacionais do ?escutar efetivo?, dos ?indagar e expor produtivos?, dos ?pedidos, ofertas e promessas?; e identificar as competências conversacionais que são importantes para o atendimento via chat, bem como o domínio e as lacunas dessas competências segundo a percepção dos bibliotecários. O que justifica realizar a pesquisa é o fato de que a comunicação humana é um fenômeno complexo e cheio de ruídos, contudo a literatura informa que deter competências conversacionais contribui para a melhoria da interatividade e conectividade entre as pessoas, inclusive em meio digital. A metodologia utilizada para o estudo de caso combina análise de conteúdo das transcrições das sessões de chat e levantamento da importância, domínio e lacunas das competências junto aos bibliotecários da DBD/PUC-Rio que atendem no serviço de referência digital via chat.