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O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convida a todos para as defesas de mestrado e doutorado conforme dados abaixo:

Defesa de Dissertação de Mestrado

 

Título: A biblioterapia na realidade bibliotecária no Brasil: a mediação da informação

Autora: Mariana Giubertti Guedes

Data: 08/03/2013
Horário: 17:00h

Local: Sala 120 - FCI

 

Composição da Banca:

Presidente: Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista

Membro externo: Profa. Dra. Maria Alice Guimarães Borges - FCI/UnB

Membro Interno: Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Suplente: Profa. Dra. Dulce Maria Baptista 

 

RESUMO:A presente dissertação estuda a realidade do bibliotecário brasileiro na aplicação da biblioterapia e de seu papel como mediador da informação nesse processo. Tem como objetivo geral analisar a atuação do bibliotecário em atividades biblioterapêuticas como mediador da informação por meio de relatos de suas experiências. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a biblioterapia no âmbito da Ciência da Informação (CI) como forma de comunicação da informação; compreender histórico, conceitos, objetivos e características das práticas biblioterapêuticas; identificar a evolução da função dos bibliotecários na aplicação das atividades biblioterapêuticas; identificar o preparo profissional dos bibliotecários para a participação de práticas biblioterapêuticas e verificar a contribuição do bibliotecário na biblioterapia. O referencial teórico engloba a relação dos temas: biblioterapia, mediação da informação e bibliotecário. Considerou-se a comunicação da informação na prática biblioterapêutica como processo de fluxo da informação e da transformação cognitiva, bem como a atuação do bibliotecário como mediador da informação. No ponto de vista do profissional, verificou-se formação e perfil do bibliotecário. A pesquisa tem caráter exploratório e utilizou entrevistas e questionário, com profissionais especialistas no assunto, buscando identificar as experiências, numa análise de conteúdo.

 

 

Defesa de Dissertação de Mestrado 

Autora: Helena Célia De Souza Sacerdote
Título: 
Análise da mediação em educação online sob a ótica da análise de redes sociais: o caso do Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações - CEGSIC - 2009/2011

Data: 25/02/2013

Horário: 9h

Local: Sala de Reunião da Pós Graduação - FCI

 

Composição Da Banca:

 

Presidente: Jorge Henrique Cabral Fernandes

Membro Externo Ao Programa: Maria Inês Tomaél

Membro Interno: Lillian Maria Araújo De Rezende Alvares

Suplente: Ivette Kafure Muñoz


RESUMO:

O estudo analisa as interações sociais e identifica os papéis desempenhados por professores e alunos, no processo de mediação, no contexto de educação online. Foi realizado um estudo de caso do curso especialização em gestão da segurança da informação e comunicações - cegsic - 2009/2011 em seu ambiente virtual de aprendizagem - ava. Utilizou-se a metodologia de análise de redes sociais por meio das métricas de centralização e centralidade. O resultado demonstrou que o papel de principal mediador em educação online no ambiente foi desempenhado pelo professor tutor, embora alguns alunos apresentaram o mesmo papel em escala menor. Concluiu-se que os papéis quese formam no processo de mediação na educação online podem ser trabalhados pelos gestores educacionais, de maneira que, a colaboração entre professores e alunos permita atender às necessidades dos usuários de informação do ava. Há condições de identificar e motivar a formação dos papéis de mediação com o adequado emprego dodesign instrucional  e com a análise contínua das ações do usuário no ambiente.



Relatório Intermediário de Mestrado

 

Autor: Thiago Guimarães Moraes

Título: Comportamento Informacional de Busca em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Data: 15/02/2013 (Sexta)

Horário: 09:00

Local: Sala de Reunião da Pós

 

Composição da Banca:

Presidente: Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes 

Membro Interno: Profª Dra. Sofia Galvão Baptista

Membro Externo: Profª Dra. Daniela Melaré Barros

Suplente: Ivette Kafure

 

RESUMO:

 A pesquisa explora as seguintes questões: Qual o comportamento informacional de busca de informação de alunos do ensino superior, enquanto usuários de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de apoio ao ensino presencial? Como um AVA usado no suporte ao ensino presencial possibilita a satisfação de necessidades informacionais de seus usuários? O comportamento informacional de busca de informação do aluno em um AVA, durante seu engajamento na aprovação de uma disciplina,  pode ser associado a quais estilos de aprendizagem? Para responder às questões formuladas foi analisado o comportamento informacional de uma turma de alunos de uma disciplina de graduação que utiliza o suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, especialmente o comportamento de busca por informação. A pesquisa foi realizada junto a uma turma cujo docente utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Aprender-UnB, Ambiente de Aprendizagem dos Alunos da Universidade de Brasília. Esta é uma turma de disciplina presencial do Departamento de Ciência da Computação, ofertada no período noturno. As bases teóricas da pesquisa são os modelos de estudos de usuário de Taylor, Dervin, Kuhlthau e Choo. Os métodos usados são a análise de textos, a observação e a entrevista. A pesquisa descreve o comportamento informacional de busca dos alunos através da análise dos dados registrados no AVA, complementada por análises sobre atividades presenciais realizadas em sala de aula, em ambiente de laboratório.

 

 

Relatório Intermediário de Mestrado

 

Título: Fatores Que Influenciam A Interação Entre Usuário Da Informação E A Interface De Periódicos Científicos Eletrônicos: Um Estudo No Sistema Eletrônico Deeditoração De Revistas (Seer)

Autor(a): Suzana Francisca Da Rocha

Data: 22 de fevereiro de 2013

Horário: 15:00 hs

Local: Auditório da FCI

 

Composição da Banca:

Presidente: Ivette Kafure

Membro interno: Murilo Bastos da Cunha

Membro externo: Miguel Angel Mardero Arellano

Membro Suplente: Jorge Fernandes 

 

RESUMO

Aborda um estudo de interação entre o usuário da informação e a interface de periódicos científicos eletrônicos que utilizam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Constitui uma pesquisa de natureza aplicada, quali-quantitativa quanto a forma de abordagem, descritiva quanto aos objetivos e com relação aos procedimentos técnicos enquadra-se como levantamento. Realizar-se-á o estudo com uma amostra de estudantes da Universidade de Brasília mediante a aplicação de questionário e observação direta dos mesmos diante a interação com os periódicos científicos eletrônicos mais citados da área hospedados no SEER. Os resultados dos pré-testes indicaram, dentre outros aspectos, a não familiaridade dos usuários com a interface do SEER, que a combinação de cores e forma com a qual o sistema está organizado dificulta a localização da informação. Com a realização dos pré-testes sentiu-se a necessidade de abordar questões as quais identificassem a percepção dos usuários mediante a interface, a necessidade de observar a interação entre usuário e sistema, aprofundar em perguntas referentes ao perfil dos usuários e quanto ao uso de fontes de pesquisa. Espera-se identificar fatores os quais possam influenciar na localização da informação nas interfaces as quais disponibilizam informação científica, visto que esse sistema é um dos mais utilizados no Brasil o qual permite o acesso à informação científica de forma gratuita.

 

Palavras-chave:Periódico científico eletrônico. Interação humano-computador. Interface. Usuário da informação. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. SEER. 

Relatório Intermediário de Mestrado

 

Título: Comunicação e mediação da informação no projeto de desenvolvimento do jogo eletrônico

Autor: Alessandra Silva de Souza
Data: 19 de fevereiro de 2013
Horário: 10:00 hs

Local: Sala 120

 

Composição da Banca:

Presidente: Profª. Drª. Ivette Kafure

Membro Externo: Profª. Drª. Lynn Alves (UNEB)

Membro Interno: Profª. Drª.  Sely Costa 

Membro Suplente: Prof. Dr. Jorge Fernandes

 

RESUMO:

Este trabalho visa analisar a comunicação e a mediação da informação no processo de desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Pretende-se compreender o projeto de documento design e o trabalho da equipe multidisciplinar. Será realizada uma pesquisa qualitativa para analisar o desenvolvimento de jogos eletrônicos com sujeitos que trabalham no mercado brasileiro.

 

Palavras Chaves: Jogos Eletrônicos - Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos - Comunicação Organizacional –Documento de Desenho do Jogo - GDD

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título:Preservação de acervos fílmicos no Distrito Federal

Autor: Angélica Gasparotto de Oliveira

Data: 01/03/2013
Horário: 09:00h

Local: Sala 120

Composição da Banca:

Presidente: Profa. Dra. Miriam Paula Manini

Membro externo: Prof. Dr. Marcos de Souza Mendes – FAC/UnB

Membro Interno: Profa. Dra. Cynthia Roncaglio

Suplente: Profa. Dra. Lillian M. A. Álvares

 

RESUMO: Brasília foi filmada desde sua construção quando foram criados os cinejornais e, com a vinda de vários cineastas a partir da década de 1960, a produção da memória fílmica da cidade aumentou, e a realização de imagens em movimento cresceu exponencialmente, formando os acervos de filmes do Distrito Federal. Contudo, algumas reportagens relatam a perda de acervos fílmicos de pioneiros que ajudaram na construção de Brasília, mostrando que não há conhecimento sobre os locais onde são armazenadas e preservadas estas produções. Por isso a pesquisa teve como objetivo descrever como e onde é realizada a preservação de acervos fílmicos no Distrito Federal, pois existem instituições preocupadas com esta temática na capital, mas não se sabe ao certo se elas conseguem atingir os objetivos de fazer com que aconteça a guarda dos filmes brasilienses de forma correta. A revisão de literatura aborda aspectos relacionados às instituições ligadas à preservação de filmes no Brasil e no Distrito Federal e à indexação de filmes de forma a preservá-los e recuperá-los, assim como aspectos relacionados à composição física das películas cinematográficas e princípios de preservação. Uma das estratégias metodológicas foi a realização de entrevistas em instituições que abrigam filmes, em locais de memória e em produtoras de filmes existentes no Distrito Federal; foi também aplicado um questionário nas instituições que contêm acervos de filmes na capital, com a finalidade de responder ao objetivo da pesquisa. Concluiu-se que, apesar da capital do país ter uma produção cinematográfica bastante expressiva, grande parte dos filmes dos cineastas locais se encontra em outros estados e os que permanecem na cidade estão recolhidos, em sua maioria, no Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). Notou-se ainda que grande parte das instituições que abrigam de alguma forma acervos de filmes relacionados à cidade não os preserva de forma adequada, devido a vários fatores, o que ressalta a importância da criação de uma cinemateca no Distrito Federal.

Relatório Intermediário de Mestrado

Título: Registros imagéticos e a sustentabilidade cultural

Autor: Luiz Carlos Flôres de Assumpção

Data: 01 de fevereiro de 2013

Horário: 14h30

Local: Auditório

 

Composição da Banca:

Presidente: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Externo: Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses (FE/UnB)

Membro Interno: Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque 
Membro Suplente: Prof. Dr. Mamede Lima-Marques

 

Resumo: O objetivo deste projeto é diagnosticar as necessidades de conhecimento na elaboração, execução, armazenamento, recuperação e acesso à informação de registros fotográficos para  utilização em projetos culturais dos grupos de quadrilhas juninas de modo a torná-los autossustentáveis. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, na pesquisa bibliográfica buscou-se o entendimento sobre a interpretação e descrição dos registros imagéticos com base teórica – informação como coisa - e na formação das descrições informacionais com Iconografia e Iconologia com enfoque qualitativo para analise dos dados. A amostra será não-probabilística para um grupo de gestores de quadrilhas juninas filiados a Liga independente de quadrilhas junina do Distrito Federal e Entorno - Linq-DFE e aleatória simples para uma entidade na descrição dos registros imagéticos/fotográficos. Os instrumentos serão aplicados para análise sobre os dados culturais junto ao grupo objeto de pesquisa, com entrevista estruturada contendo perguntas fechadas e abertas conforme cronograma.

 

Palavras-chave: Informação. Registro Imagético. Quadrilhas juninas. Sustentabilidade Cultural.

 

Título: Estudos de Usuário Como Insumo para  a Modelagem de Ontologias: Ontologias sobre Gestão de Vulnerabilidades

Autor: Paulo Hideo Ohtoshi

Relatório Intermediário de Mestrado

Data: Dia 5 de fevereiro de 2013

Horário: 15h00

Local: Auditório - FCI

Composição da Banca:

Presidente: Prof. Jorge Fernandes

Membro Interno: Prof. Rogério Araújo

Membro externo ao programa: Prof. Edgard Costa

Suplente: Prof. Cláudio Duque - Suplente

 

RESUMO:

O estudo investiga se é possível melhorar um modelo de ontologia sobre gestão de vulnerabilidade centrada na informática e elaborada com base nas metodologias utilizadas na engenharia de ontologias por meio do uso de modelos e conceitos baseados nos estudos de usuários. Os resultados do estudo de usuário realizado na pesquisa subsidiaram a elaboração de um modelo com foco no usuário. O modelo conceitual final centrado no usuário é comparado ao modelo inicial centrado na informática para verificação das melhorias obtidas com a utilização dos estudos de usuários na modelagem conceitual. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca da informação de Wilson (2000) e de Choo (2006). Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário autoadministrado e a entrevista semiestruturada.

Título: Ciência da Informação e Estudos de Cibercultura: compartilhamento e convergências

Autora: Greyciane Souza Lins

Defesa de Qualificação de Doutorado

Data: 30/01/2012
Horário: 16h00
Local: Sala 120 da FCI


Composição da Banca:
Presidente: Profa. Dra. Elmira Luzia de Melo Soares Simeão
Membro Interno: Prof. Dr. Antônio Lisboa Carvalho de Miranda
Membro Externo: Prof. Dr. André Henrique de Siqueira (Banco Central do Brasil)
Membro Suplente: Prof. Dr. Fernando Cesar Lima Leite


Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Ciência da Informação e Estudos de Cibercultura: compartilhamento e convergências “ até o presente momento. Como áreas interdisciplinares, a Ciência da Informação e os Estudos de Cibercultura, eventualmente tratam de coisas semelhantes: informação, tecnologia e sociedade. Pretende-se, com esse estudo identificar possíveis relações e conflitos entre suas teorias e estudos. A partir da exploração do conceito de cibercultura e seus estudos relacionados, busca-se compreender as principais definições, discussões e linhas teóricas da área. Como resultado, pretende-se construir um quadro conceitual de cibercultura para análise sistematizada em um recorte de publicações da Ciência da Informação. Por outro lado, é realizado um estudo sobre informação, principal objeto de estudo da Ciência da Informação. A partir disso, elabora-se um quadro conceitual de informação para análise sistematizada em um recorte da literatura da área de cibercultura.

Relatório Intermediário de mestrado

 

Título: Comunicação e mediação da informação no projeto de desenvolvimento do jogo eletrônico

 

Autor: Alessandra Silva de Souza
Data: 19 de fevereiro de 2013
Horário: 10h00

Local: Auditório

 

Composição da Banca:

Presidente: Profª. Drª. Ivette Kafure

Membro Externo: Profª. Drª. Lynn Alves (UNEB)

Membro Interno: Profª. Drª.  Sely Costa 

Membro Suplente: Prof. Dr. Jorge Fernandes

 

ResumoEste trabalho visa analisar a comunicação e a mediação da informação no processo de desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Pretende-se compreender o projeto de documento design e o trabalho da equipe multidisciplinar. Será realizada uma pesquisa qualitativa para analisar o desenvolvimento de jogos eletrônicos com sujeitos que trabalham no mercado brasileiro.

 

Palavras Chaves: Jogos Eletrônicos. Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Comunicação Organizacional. Documento de Desenho do Jogo (GDD).