Banca examinadora de defesa de tese de doutorado do aluno Milton Shintaku

Título: Federação de Repositórios Científicos: identificação, analise e proposta de modelo baseado nas tendências tecnológicas e da Ciência.

Data: 08/04/2014

Local:Sala da pós

Presidente: Prof. Dr. Emir José Suaiden

Membro Titular: Profa. Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti - UNESP

Membro Titular: Profa. Dra. Cecília Leite de Oliveira

Membro Titular: Profa. Dra. Dulce Maria Baptista

Membro Titular: Profa. Dra. Rosemeire Barbosa Tavares

Membro Suplente: Prof. Dr. Rodrigo Rabello

Resumo: A consolidação dos repositórios institucionais das universidades e institutos de pesquisa tem se firmado como um marco na disseminação da informação científica de forma gratuita na Internet, ao passo que permite o acesso ao texto integral dos documentos. Com isso, a integração dessas iniciativas torna-se, naturalmente, o próximo passo, possibilitando a oferta consolidada de informações oriundas de vários repositórios científicos. Entretanto, apresenta também desafios técnicos e tecnológicos, principalmente, em relação às tendências tecnológicas e da ciência. Neste sentido, o presente estudo identifica, analisa e propõe um modelo de federação de repositórios científicos, de forma a colaborar com um tema interdisciplinar no âmbito da Ciência da Informação. Um estudo de caráter exploratório, com abordagem mista, focado na pesquisa bibliográfica e survey, que visa obter uma base conceitual que atenda aos objetivos do estudo. Com isso, apoiar futuros trabalhos, visto a inovação do tema e os poucos trabalhos correlatos, apresentando um campo fértil a pesquisa. Por fim, revela-se a importância de estudos que se alinheam aspectos teóricos e práticos em iniciativas que facilitam o acesso à informação científica, como forma de apoio à própria ciência.

Palavras-chave: Federação de repositório; Tendências tecnológicas e da ciência, informação científica e estratégica