• 20160830_085747.jpg
  • 20160830_085830.jpg
  • 20160830_085847.jpg
  • 20160830_090216.jpg
  • 20160830_090251.jpg

Banca examinadora de defesa de tese de doutorado do aluno ERNESTO HENRIQUE RADIS STEINMETZ

 

Título: A contribuição da Arquitetura da Informação na construção e utilização de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem.

 

Data: 14 de dezembro de 2015

Horário: 10h

Local: Auditório FCI

 

Banca examinadora de Qualificação de Doutorado

Presidente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg-Duque

Membro Titular: Profª. Drª. Dulce Maria Baptista

Membro Titular: Prof. Dr. Josué de Sousa Mendes – RIFB/IFB

Membro Titular: Prof. Dr. Fabiano Cavalcanti Fernandes– CTAG/IFB

Membro Titular: Prof. Dr. Eduardo Alentejo – DEPB/UNIRIO

Membro Suplente: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

 

Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de contribuição da Arquitetura da Informação na construção de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem com a intenção de estabelecer um fluxo de atividades para elaboração, utilização e refinamento destes ambientes, segundo os conceitos e fundamentos da arquitetura da informação e da multimodalidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de identificar o estado da arte dos temas envolvidos nesta pesquisa. Após isso, foram identificados estudos sobre a relação entre a ciência da informação, a arquitetura da informação e a multimodalidade, aplicadas em Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem, com o objetivo de aumentar a relevância destes ambientes para os estudantes. Foi elaborada uma proposta inicial do fluxo do modelo de arquitetura da informação multimodal aplicados em ambientes Colaborativos de Ensino/Aprendizagem. O método de pesquisa utilizado foi um grupo focal com especialistas nas áreas de educação e arquitetura da informação, que compreende investigação exploratória para avaliar a proposta e formular questões pertinentes que possam contribuir para a evolução da mesma. Ao final, foi elaborada uma proposta uma Arquitetura da Informação que define um fluxo de atividades para construção e utilização de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem, sob a luz dos conceitos da Multimodalidade e da Teoria da Relevância.

Palavras-chave: Ciência da Informação; Arquitetura da Informação; Ambientes Colaborativos de Ensino/Aprendizagem; Multimodalidade; Teoria da Relevância.