• DSC04226.JPG
  • 55.jpg
  • 1465248_10200675591406250_1779427582_n.jpg
  • 1476517_10200677746780133_2023482401_n.jpg
  • 1450889_10200687786991132_124161830_n.jpg
  • 72.jpg
  • 16.jpg
  • 35.JPG
  • DSC04247.JPG
  • 21.jpg
  • 36.JPG
  • 1453457_10200675589886212_614881025_n.jpg
  • 38.JPG
  • DSC_0385.JPG
  • 33.JPG
  • 999801_10200687786791127_731308374_n.jpg
  • 52.jpg
  • 48.jpg
  • 1470058_10200677743780058_1088363199_n.jpg
  • 9.jpg
  • 1480685_10200687777710900_1414167125_n.jpg
  • 1453279_10200675585486102_39922286_n.jpg
  • 17.jpg
  • DSC04256.JPG
  • 51.jpg
  • 10.jpg
  • 70.jpg
  • 61.jpg
  • 5.jpg
  • 1477985_10200682015766855_1570540052_n.jpg
  • 42.JPG
  • 63.jpg
  • 41.JPG
  • 67971_10200682018966935_1433686035_n.jpg
  • DSC04229.JPG
  • 1474363_10200682003406546_1107088127_n.jpg
  • 60.jpg
  • 53.jpg
  • 49.jpg
  • DSC00729.JPG
  • 73.jpg
  • 12.jpg
  • 1.jpg
  • 27.jpg
  • 8.jpg
  • DSC04236.JPG
  • 1459767_10200682011926759_1986721273_n.jpg
  • DSC04241.JPG
  • 1477661_10200677733779808_269647279_n.jpg
  • 37.JPG
  • DSC04248.JPG
  • 71.jpg
  • 3.jpg
  • 56.jpg
  • DSC04243.JPG
  • 46.jpg
  • Imagem 053.jpg
  • 66.jpg
  • 68.jpg
  • 524734_10200675585926113_1659256512_n.jpg
  • 44.jpg
  • 540362_10200675577925913_1954543235_n.jpg
  • 15.jpg
  • 54.jpg
  • 13.jpg
  • 65.jpg
  • 1466145_10200682010526724_1440094314_n.jpg
  • 34.JPG
  • DSC04237.JPG
  • 39.JPG
  • 47.jpg
  • DSC00710.JPG
  • 893230_740823862602663_1543125701_o.jpg
  • 1450196_10200682015126839_1208451305_n.jpg
  • 1441518_10200687779430943_1546331559_n.jpg
  • 31.JPG
  • 64.jpg
  • 67.jpg
  • 62.jpg
  • 57.jpg
  • 1479081_10200675573525803_1497076412_n.jpg
  • 1493590_614780938593165_2077702540_o.jpg
  • 19.jpg
  • 7.jpg
  • 30.JPG
  • 50.jpg
  • 1456570_10200677746620129_695607638_n.jpg
  • 1457621_10200677742740032_825354074_n.jpg
  • 58.jpg
  • 1011668_10200687776590872_1608491813_n.jpg
  • 29.JPG
  • 1473063_10200675575245846_70038750_n.jpg
  • 1468811_10200682014006811_991752521_n.jpg
  • DSC04227.JPG
  • 59.jpg
  • 32.JPG
  • 1455845_10200675590086217_1578562057_n.jpg
  • 43.JPG
  • 28.JPG
  • 45.jpg

Banca examinadora de defesa de tese de doutorado do aluno ERNESTO HENRIQUE RADIS STEINMETZ

 

Título: A contribuição da Arquitetura da Informação na construção e utilização de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem.

 

Data: 14 de dezembro de 2015

Horário: 10h

Local: Auditório FCI

 

Banca examinadora de Qualificação de Doutorado

Presidente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg-Duque

Membro Titular: Profª. Drª. Dulce Maria Baptista

Membro Titular: Prof. Dr. Josué de Sousa Mendes – RIFB/IFB

Membro Titular: Prof. Dr. Fabiano Cavalcanti Fernandes– CTAG/IFB

Membro Titular: Prof. Dr. Eduardo Alentejo – DEPB/UNIRIO

Membro Suplente: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

 

Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de contribuição da Arquitetura da Informação na construção de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem com a intenção de estabelecer um fluxo de atividades para elaboração, utilização e refinamento destes ambientes, segundo os conceitos e fundamentos da arquitetura da informação e da multimodalidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de identificar o estado da arte dos temas envolvidos nesta pesquisa. Após isso, foram identificados estudos sobre a relação entre a ciência da informação, a arquitetura da informação e a multimodalidade, aplicadas em Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem, com o objetivo de aumentar a relevância destes ambientes para os estudantes. Foi elaborada uma proposta inicial do fluxo do modelo de arquitetura da informação multimodal aplicados em ambientes Colaborativos de Ensino/Aprendizagem. O método de pesquisa utilizado foi um grupo focal com especialistas nas áreas de educação e arquitetura da informação, que compreende investigação exploratória para avaliar a proposta e formular questões pertinentes que possam contribuir para a evolução da mesma. Ao final, foi elaborada uma proposta uma Arquitetura da Informação que define um fluxo de atividades para construção e utilização de Ambientes Informacionais Colaborativos de Ensino/Aprendizagem, sob a luz dos conceitos da Multimodalidade e da Teoria da Relevância.

Palavras-chave: Ciência da Informação; Arquitetura da Informação; Ambientes Colaborativos de Ensino/Aprendizagem; Multimodalidade; Teoria da Relevância.