• 20160830_090251.jpg
  • 20160830_090216.jpg
  • 20160830_085830.jpg
  • 20160830_085847.jpg
  • 20160830_085747.jpg

Banca examinadora de defesa de relatório intermediário de mestrado da aluna Karla Lustosa de Mello Carvalhal

 

Título: A atividade de produção de informações estratégicas: paralelo entre os princípios de Washington Platt e a gestão comercial das empresas de mídia impressa em Brasília

 

Data:16 de novembro de 2015

Horário: 14h30

Local:

 

Composição da Banca:

Presidente: Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Titular: Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Titular: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi

Membro Suplente: Prof. Dr. Fernando César Lima Leite

 

 

Resumo:

Trata da aplicabilidade do modelo teórico de produção de informações estratégicas proposto por Washington Platt (1974), no estudo do modo de produção de informações estratégicas no departamento comercial de empresas de mídia impressa em Brasília. Por meio dos princípios da inteligência competitiva e da gestão da informação, a pesquisa utiliza o modelo do referido autor como parâmetro para analisar a realidade do processo de tomada de decisão dos executivos das organizações de mídia com tiragem média mensal de 150 mil exemplares impressos no que tange à produção e uso das informações estratégicas. O estudo propõe como metodologia de investigação a elaboração de um diagnóstico situacional dos processos de produção de informação das empresas selecionadas na amostra e a aplicação de uma entrevista estruturada, a fim de identificar as similaridades e diferenças entre os modelos de produção de informações estratégicas das empresas e os propostos por Washington Platt nos seguintes aspectos: objetivo; simplicidade; unidade e comando; ofensiva; manobra; economia de forças; surpresa e segurança. O pressuposto a ser estudado é se a utilização de um método de produção de informações estratégicas para auxiliar a decisões das organizações: Jornal de Brasília, Jornal da Comunidade e Correio Braziliense, poderá reverter a situação de risco de manutenção do negócio em um mercado em declínio. A pesquisa pretende preencher a lacuna existente de estudos em organizações de mídia impressa, relevantes na Sociedade da Informação sob a ótica da Ciência da Informação.

Palavras-chave:Inteligência Competitiva; Produção de Informações Estratégicas; Processo de Tomada de Decisão; Setor Editorial e Gráfico do Distrito Federal.