Banca examinadora de defesa de dissertação de mestrado da aluna Luísa Chaves Café

Título: Usabilidade na Recuperação da Informação em Repositório Digital: estudo da interação entre usuários pós- graduandos e o Repositório Institucional da Universidade de Brasília

Data: 04 de Março de 2016

Lcoal:  a designar

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Drª. Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular: Dr. Murilo Bastos da Cunha

Membro Titular: Drª Bianca Amaro de Melo

Membro Suplente: Dr.ª Fernanda Passini Moreno

Resumo: Apresenta dissertação de mestrado sobre a usabilidade na recuperação da informação no Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB). O RIUnB contém apenas documentos científicos, utiliza o DSpace e está entre os dez primeiros repositórios brasileiros do Ranking Webometrics. O objetivo geral da pesquisa é descrever a interação entre usuários pós-graduandos e o RIUnB durante o processo de recuperação da informação. Os objetivos específicos são identificar o perfil dos usuários do RIUnB, caracterizar a interface do repositório, identificar o modelo mental dos usuários a respeito do repositório da Universidade de Brasília, identificar possíveis dificuldades de uso da interface no processo de recuperação da informação. Contextualiza a pesquisa a partir da comunicação científica, movimento do Acesso Aberto, repositórios institucionais e estudos de usabilidade e interação humano-computador. A pesquisa é considerada do tipo descritiva, de concepção filosófica do tipo pragmática, com abordagem mista, de natureza aplicada. Os dados foram coletados mediante aplicação de levantamento, observação semi-participante e avaliação heurística. Descreve os pré-testes assim como procedimentos metodológicos Apresenta e discute os resultados de pesquisa utilizando estatística descritiva para dados quantitativos e transcrevendo e comentando trechos das entrevistas e observações. No final apresenta considerações a respeito da interação entre usuários pós-graduandos e o RIUnB, a percepção dos usuários a respeito do repositório, problemas de interface, entre outros aspectos sobre a usabilidade do sistema.