Banca examinadora de dissertação de mestrado do(a) aluno(a)Flávia Moreno Alves de Souza

Título: Impacto do fator emocional no usuário quando da recuperação de informação da homepage do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites do Ministério da Saúde.

Data: 15/02/2016

Local:

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente:Prof.ª Dr.ª Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular: Dr.ª Cristina de Albuquerque Possas

Membro Titular: Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

Membro Suplente:Prof. Dr. Fernando César Lima Leite

Resumo: Discute a relevância do fator emocional na recuperação de informação. Discorre sobre a necessidade de disponibilização de informações com valor agregado que atendam às necessidades informacionais do usuário e satisfaçam as suas expectativas. Objetiva identificar o impacto do fator emocional no usuário na recuperação de informação da Home Page do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, cujo método utiliza estudo de caso. A análise dos dados mostra que diante da interface, o estado afetivo de 56,92% é negativo e de 43,08% positivo; para 85,71% o estado emocional interfere na busca e recuperação da informação; para 14,28% não interfere. Conclui que a dimensão emocional é fator decisivo na recuperação de informação de saúde dos usuários desta Home Page e há necessidade de aprimoramento da interface, baseado nos princípios do design emocional centrado no usuário para que esta desperte sensações positivas, pois esta é uma ferramenta de orientação na prevenção e no tratamento da epidemia de Aids no país.

Palavras-chave: design emocional; estudo de usuários; interação humano-computador; informação em saúde; HIV/aids.