banca examinadora de defesa de tese de doutoradodo aluno JOSE ROBERTO PIMENTA FERRETTI DA COSTA,

Data: 29de março de 2016

Horário: 09h00

Título: VARIÁVEIS DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO NOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS DO BRASIL.

Resumo:Sob o contexto de crise do Judiciário, a pesquisa aponta o compartilhamento do conhecimento tácito como fenômeno capaz de ter as suas variáveis identificadas. Ressalta que em uma sociedade do conhecimento há pouco espaço para organizações que não entendam e cuidem do conhecimento tácito como bem estratégico. Nessa busca pelo aprimoramento do Judiciário, a pesquisa traz a figura do juiz como elemento central e transformador das rotinas judiciárias. Para analisar o fenômeno do compartilhamento, o estudo sustenta que há fatores reunidos nas dimensões pessoal, acadêmica, funcional, organizacional e geográfica que podem interferir nessa mobilidade. Por meio de técnicas estatísticas, propõe um indicador numérico que possibilita a identificação das variáveis que explicam o fenômeno no âmbito dos Juizados Especiais Federais (JEF), subsistema da Justiça Federal, sob a perspectiva de seus juízes.

Palavras-chave:Crise. Judiciário. Compartilhamento. Conhecimento tácito. Juiz. Indicador.

Composição da Banca:

Presidente:ProfaDraLillian Maria Araújo de Rezende Alvares