Banca examinadora de defesa de tese de doutorado do(a) aluno(a) Lívia Ferreira de Carvalho,

Título: Análise da formação continuada em letramento informacional na modalidade EAD para o desenvolvimento de competências informacionais por professores e bibliotecários

Data: 21/03/2016

Local: auditório FCI

Presidente: Prof.ª Dr.ª Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Membro Titular : Helen Castro Silva Casarin

Membro Titular: Solange Alfinito

Membro Titular : André Porto Ancona Lopez

Membro Titular: Elmira Simeão

Membro Suplente: Rosemeire Barbosa Tavares

Resumo: A pesquisa buscou identificar os elementos da formação continuada em Letramento Informacional ofertada à distância que podem impactar no desenvolvimento de competências informacionais de professores e bibliotecários. Para tanto utilizou como base empírica o curso de especialização Letramento Informacional: educação para a informação ofertado pela Universidade Federal de Goiás na modalidade EAD. Utilizou como metodologia para a coleta dos dados as abordagens quanti e qualitativa, e como técnicas a análise de conteúdo e aplicação de questionário. O questionário foi aplicado aos estudantes do curso a fim de avaliá-lo e a análise de conteúdo contemplou atividades desenvolvidas por eles a fim de identificar a competência informacional nas dimensões ética, estética, técnica e política. Também foram analisados o projeto político pedagógico e o ambiente virtual de aprendizagem do curso, a fim de identificar elementos relevantes para a aprendizagem. Conclui-se que os elementos material didático, docentes, tutores, estratégias de ensino, metodologias de avaliação e o ambiente virtual de aprendizagem interferem decisivamente na qualidade de um curso EAD e, portanto, devem ser planejados de acordo com essas especificidades. Além disso, percebe-se que para trabalhar as dimensões da competência informacional de forma mais efetiva, é fundamental que as tarefas sejam direcionadas à capacidade de aplicação prática do conhecimento adquirido, necessitando assim da utilização de metodologias de avaliação da aprendizagem mais interativas e inovadoras.

Palavras-chave: Letramento Informacional. Competência Informacional. Formação continuada. Professores. Bibliotecários. Educação a distância. EAD.