• 20160830_085747.jpg
  • 20160830_085847.jpg
  • 20160830_085830.jpg
  • 20160830_090251.jpg
  • 20160830_090216.jpg

Banca examinadora de defesa de tese de doutorado do(a) aluno(a) José Leonardo Oliveira Lima.

 

Título: Estudo das necessidades de informação de docentes no processo de avaliação discente em cursos de graduação a distância mediados por Ambientes Virtuais de Aprendizagem 

Data: 17/06/2016

Horário: 14:30h

Local: Auditório FCI

 

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Profa. Dra. Miriam Paula Manini, FCI/UnB

Membro Titular Interno ao PPGCInf: Profa. Dra. Lillian M. A. Álvares, FCI/UnB

Membro Titular Interno ao PPGCInf: Profa. Dra. Dulce Maria Baptista, FCI/UnB

Membro Titular Externo: Profa. Dra. Nara Maria Pimentel, FE/UnB

Membro Titular Externo: Profa. Dra. Mirza Seabra Toschi, UEG

Membro Suplente: Profa. Dra. Ivette Kafure Muñoz, FCI/UnB 

 

 

Resumo: A pesquisa propõe identificar e sintetizar as necessidades de informação na avaliação de estudantes na graduação a distância, ofertados por intermédio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a partir da perspectiva do usuário da informação: o docente. A pesquisa é exploratória e de caráter qualitativo, cujo processo contempla: - levantamento exploratório, com visita em algumas das pioneiras Instituições de Educação Superior a Distância Europeias e entrevistas com técnicos e especialistas em EaD, para compreensão do contexto e estado da arte da avaliação no referido continente; - entrevistas abertas feitas com especialistas brasileiros em educação superior a distância, utilizando o método da Análise de Conteúdo Qualitativa para o tratamento dos dados. O resultado final da pesquisa tem como relevância, dentre outras: - favorecer a visualização de como a realidade brasileira se apresenta em relação às instituições pioneiras de EaD, nos processos de avaliação; - servir de subsídio para a proposição e desenvolvimento de futuros Sistemas de Apoio a Tomada de Decisão em Avaliação integrados aos AVAs, para rastreamento e síntese das diversas informações dispersas contidas no AVA e no seu contexto (o ambiente da Internet) que possam ser úteis ao docente na atividade de avaliação do estudante; - auxiliar na problematização e norteamento de futuros processos de qualificação de docentes para atuação na graduação a distância, englobando os elementos relevantes do processo da avaliação de estudantes integrados às tecnologias usadas na EaD. 

 

Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Educação a superior a distância. Avaliação. Necessidades de informação.