• 16.jpg
  • 64.jpg
  • 1477661_10200677733779808_269647279_n.jpg
  • 1457621_10200677742740032_825354074_n.jpg
  • 1470058_10200677743780058_1088363199_n.jpg
  • 17.jpg
  • DSC04247.JPG
  • 15.jpg
  • 39.JPG
  • 1459767_10200682011926759_1986721273_n.jpg
  • 21.jpg
  • 999801_10200687786791127_731308374_n.jpg
  • 62.jpg
  • 61.jpg
  • 1480685_10200687777710900_1414167125_n.jpg
  • DSC_0385.JPG
  • 66.jpg
  • 32.JPG
  • 19.jpg
  • 57.jpg
  • 63.jpg
  • 43.JPG
  • 36.JPG
  • DSC04229.JPG
  • 10.jpg
  • 68.jpg
  • 52.jpg
  • 9.jpg
  • 1468811_10200682014006811_991752521_n.jpg
  • 70.jpg
  • 1.jpg
  • 1456570_10200677746620129_695607638_n.jpg
  • 51.jpg
  • DSC04241.JPG
  • 56.jpg
  • 1466145_10200682010526724_1440094314_n.jpg
  • 28.JPG
  • 72.jpg
  • 73.jpg
  • 27.jpg
  • 1477985_10200682015766855_1570540052_n.jpg
  • 893230_740823862602663_1543125701_o.jpg
  • 29.JPG
  • 37.JPG
  • 1493590_614780938593165_2077702540_o.jpg
  • 34.JPG
  • 7.jpg
  • 58.jpg
  • 50.jpg
  • DSC00729.JPG
  • 40.JPG
  • 1473063_10200675575245846_70038750_n.jpg
  • 38.JPG
  • 35.JPG
  • 67.jpg
  • DSC04248.JPG
  • 44.jpg
  • 540362_10200675577925913_1954543235_n.jpg
  • 71.jpg
  • 8.jpg
  • 65.jpg
  • DSC04226.JPG
  • 33.JPG
  • 31.JPG
  • 60.jpg
  • 48.jpg
  • 42.JPG
  • 46.jpg
  • 1450196_10200682015126839_1208451305_n.jpg
  • 1450889_10200687786991132_124161830_n.jpg
  • 30.JPG
  • 3.jpg
  • 1011668_10200687776590872_1608491813_n.jpg
  • 5.jpg
  • DSC00710.JPG
  • 1474363_10200682003406546_1107088127_n.jpg
  • 41.JPG
  • 12.jpg
  • 1479081_10200675573525803_1497076412_n.jpg
  • 1455845_10200675590086217_1578562057_n.jpg
  • 67971_10200682018966935_1433686035_n.jpg
  • 54.jpg
  • 45.jpg
  • 47.jpg
  • DSC04236.JPG
  • 1465248_10200675591406250_1779427582_n.jpg
  • 1476517_10200677746780133_2023482401_n.jpg
  • DSC04237.JPG
  • 13.jpg
  • 1441518_10200687779430943_1546331559_n.jpg
  • 1453279_10200675585486102_39922286_n.jpg
  • 1453457_10200675589886212_614881025_n.jpg
  • DSC04256.JPG
  • Imagem 053.jpg
  • 49.jpg
  • 55.jpg
  • 53.jpg
  • DSC04227.JPG
  • 524734_10200675585926113_1659256512_n.jpg
  • DSC04243.JPG

Banca examinadora de defesa de tese de doutorado do(a) aluno(a) Leila Alves Medeiros Ribeiro,

 

Título: Curiouser Lab: Uma experiência de Letramento Informacional e Midiático na Educação

 

Data: 30/06/2016

Horário: 13h

Local: A definir

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Membro Titular Externo à UnB: Dra. Martha Carrer Cruz Gabriel

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Dr. Gilberto Lacerda Santos

Membro Titular Interno: Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Titular: Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Suplente: Dr. Antônio Lisboa Carvalho de Miranda

 

 

 

 

Resumo: A sociedade tem transitado por mudanças constantes em sua estrutura desde que passou a agir em sistema de rede conectado digitalmente. A transformação sistêmica (e não só tecnológica) alterou os processos organizacionais das esferas sociais e, claro, na área da educação isso não seria diferente. Esta investigação científica, portanto, objetivou desenvolver um curso de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para formação continuada de professores atuantes na Educação Básica, que foi construído alicerçado nas abordagens de Design Thinking para Educadores e no Experience Learning. Os conteúdos foram desenvolvidos com estratégias do Movimento Maker e do aprender fazendo, com base em princípios e iniciativas inovadoras, criativas e disruptivas na educação, tais como o ensino híbrido (sala de aula invertida) e a gamificação. Esta pesquisa qualitativa utilizou, para tanto, o paradigma sistêmico, por meio da pesquisa-ação e de instrumentos, tais como entrevista semiestruturada em grupo, atividades-desafio, grupo de coaching e mentoria online, entre outros. O propósito foi apontar para a importância e para a eficiência do LIM na educação docente e seus efeitos em sala de aula, assim como objetivou abordar a educação inserida no contexto do século XXI, o qual exige certo letramento sobre os fluxos informacionais e midiáticos, sobre criatividade e inovação nas práticas sociais, econômicas e culturais na sociedade em rede. O Letramento Informacional e Midiático se mostrou como campo de estudos que se relaciona  com o processo de aprendizagem, especialmente no que tange a questões fortemente atitudinais de melhoria nos processos informacionais nas mais variadas mídias e de subsequente transformação destes em conhecimentos necessários para agir nas tomadas de decisão. Nessa perspectiva, o LIM apresentou-se como fundamento basilar para os educadores modificarem o processo educacional tradicional para o modelo mais contemporâneo ao transpassarem com eficácia o caminho de transformação mandatória da sociedade em rede distribuída de informações, cuja trilha é cheia de esperanças, incertezas, perigos e opções que implicam novos processos de aprendizagem e de educação, a partir do uso intencional e consciente da informação e da mídia.

 

 

 

Palavras-chave: Letramento Informacional. Letramento Midiático. Formação continuada de professores. Inovação e Criatividade.