Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado do(a) aluno(a) Rosa da Penha Ferreira da Costa,

Título: A História do Arquivo Geral da Universidade Federal do Espírito Santo: Um Estudo de Caso

Data: 29/06/2016

Horário: 9:30h

Local: Ufes (Vitória – ES)

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado:

Presidente: Profᵃ Drᵃ Dulcinea Sarmento Rosemberg

Membro Titular externo à UnB: Prof. Dr. Aparecido José Cirillo

Membro Titular externo à UnB: Prof. Dr. Pedro Ernesto Fagundes

Membro Titular interno: Profᵃ Drᵃ Georgete Medleg Rodrigues

Membro Titular interno:  Profᵃ Drᵃ Eliane Braga de Oliveira

Membro suplente: Profᵃ Drᵃ Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Resumo: Reconstitui a história do Arquivo Geral da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio de documentos em suporte papel e relatos orais. Especificamente, são delineados como objetivos específicos: caracterizar a cronologia espaço-temporal da história do Arquivo Geral; definir a sua origem institucional; descrever o processo de tratamento técnico do acervo ao longo de sua trajetória; identificar o grau de preservação do acervo no decorrer de sua história. Realizou-se quanto aos objetivos um estudo exploratório-descritivo e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados adotou-se o estudo de caso concretizado mediante grupo focal e pesquisa documental. A Universidade foi federalizada em 1962, originando a Ufes, porém, o Arquivo Geral não constituído concomitantemente, uma vez que os documentos gerados até este período foram alocados nas respectivas faculdades isoladas reunidas em uma estrutura denominada Centro Universitário. Conclui-se que o Arquivo Geral conforme os princípios arquivísticos tornou-se uma preocupação da gestão universitária somente a partir de 1992, resultando na definição de sua Política de Arquivos tardiamente, ou seja, um fato que ocorreu em 2008.

Palavras-chave: Universidade Federal do Espírito Santo. 2. Arquivo Geral. História. Sistema de Arquivos da Ufes. Política de arquivos universitários.