Banca examinadora de relatório intermediário de dissertação de mestrado do(a) aluno(a) Rafael Barcelos Santos

Título: Perfil do bibliotecário universitário nas iniciativas formadoras de Competência em Informação (CoInfo): Uma abordagem contemporânea para o profissional da informação.

Data: 17/08/2016

Local: A definir

Banca Examinadora de Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado Presidente: Professora Elmira Simeão (PPGCinf/UnB)

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Professora Regina Belluzzo (UNESP/Bauru)

Membro Titular: Professora Lilian Alvares (PPGCinf/UnB)

Membro Suplente: Professor Antonio Miranda (PPGCinf/UnB)

Resumo: A presente investigação aborda o perfil do bibliotecário universitário nas iniciativas formadoras de Competência em Informação, tendo como base as dimensões de conhecimentos, habilidades e atitudes. Através da revisão de literatura, apresenta as transformações do conceito de Competência em Informação ao longo das décadas de 1970, 1980, 1990 e nas perspectivas atuais da temática para a sociedade da informação, bem como realiza um estudo bibliométrico referente à dinâmica de uso dos termos empregados para representar o Movimento de Information Literacy no Brasil. Em seguida, o referencial teórico é destinado ao mapeamento, à sistematização e à descrição dos atributos das dimensões de conhecimentos, habilidades e atitudes no cenário da Competência em Informação e das características profissionais para o bibliotecário universitário atuante nas iniciativas formadoras de usuários competentes em informação. No ambiente acadêmico, verifica que o perfil esperado para o bibliotecário universitário nas ações direcionadas à consolidação da Competência em Informação é de um profissional pesquisador capaz de atuar nas redes de intercâmbio das experiências bibliotecárias, além de ser um agente mediador do aprendizado e promotor da prática de pesquisa diante do processo de apropriação das informações e de construção do conhecimento.  Para tanto, esta pesquisa identifica e analisa os atributos dos bibliotecários pesquisadores da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (RBP/MCTI) que podem contribuir para a construção e o desenvolvimento do perfil de pesquisador do bibliotecário universitário, visto que a Rede é formada por profissionais da informação especializados e altamente qualificados no que diz respeito à técnica de busca e recuperação das informações científicas e tecnológicas relevantes. Como resultado parcial da pesquisa mista, aponta as contribuições quanto ao levantamento dos atributos das dimensões de conhecimentos, habilidades e atitudes em consonância com o Movimento de Competência em Informação. Conclui que o perfil de pesquisador do bibliotecário universitário viabiliza o progresso das atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, alicerçado nos fatores de inovação científica e tecnológica.

Palavras-chave: Perfil do bibliotecário universitário. Competência em Informação. Bibliotecários pesquisadores. Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa. Profissionais da informação.