Banca examinadora de defesa de tese de Doutorado do(a) aluno(a) Carlos Henrique Juvêncio

Título: Manoel Cícero Peregrino da Silva e a Documentação no Brasil: gênese e ideais.

Data: 30/09/2016

Horário: 14:30h

Local: A definir

Presidente: Profa. Dra. Georgete Medleg Rodrigues (UnB/PPGCINF)

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Prof. Dr. Gustavo da Silva Saldanha (PPGCI/ IBICT/UFRJ)

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Profa. Dra. Teresa Cristina Kirschner (UnB/PPGHIS)

Membro Titular Interno: Profa. Dra. Eliane Braga de Oliveira (UnB/PPGCINF)

Membro Titular: Prof. Dr. Rodrigo da Silva Rabello (UnB/FCI)

Membro Suplente: Profa. Dra. Giulia Crippa (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP/Ribeirão Preto)

Resumo: Os belgas Paul Otlet e Henri La Fontaine, em finais do século XIX, criam o Instituto Internacional de Bibliografia que, para além de criar uma grande fonte de informação universal, foi pioneiro na adoção de novos modos de tratamento dos acervos documentais, sobretudo na Europa e nas Américas, inaugurando a concepção de Documentação. Manoel Cícero Peregrino da Silva, diretor da Biblioteca Nacional brasileira entre os anos de 1900 e 1924, adotou várias mudanças na instituição como a inauguração de um novo prédio, reorganização de seu acervo, criação de novos serviços e, em certa medida, pareceu seguir a trilha aberta por Otlet e La Fontaine. Esta tese busca fazer um inventário das ações de Peregrino da Silva e em que medida essas ações contribuíram para a Documentação no Brasil e seu engajamento nos ideais de paz de Paul Otlet e La Fontaine, por meio da análise de sua trajetória como intelectual e de sua atuação na direção da Biblioteca, bem como do contexto político nacional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, histórico-documental, baseada na documentação de diferentes arquivos brasileiros e no arquivo do Mundaneum, na Bélgica. Como referencial teórico, adotamos a concepção de alguns autores sobre o papel dos intelectuais na sociedade, sobre o desenvolvimento da ciência no Brasil e a sociedade brasileira à época. Para compreender os ideais de Paul Otlet e Henri La Fontaine recorremos aos escritos do próprio Otlet, à Mattelart, Rayward, Fayet-Scribe e Blanquet. Com relação às origens da Documentação no Brasil foram selecionados textos de Oddone, Ortega, Sambaquy, Fonseca e Castro. Como conclusão, constatamos que: a) o papel intelectual de Peregrino da Silva frente à Biblioteca Nacional fez da instituição um polo para onde confluíam as discussões intelectuais no período; b) várias das ideias de Paul Otlet e Henri La Fontaine foram postas em prática na Biblioteca Nacional e que esta foi a primeira instituição a adotar as práticas documentalistas no tratamento de seu acervo e no desenvolvimento de seus produtos e serviços; c) Peregrino da Silva foi pioneiro no  entendimento e aplicação das técnicas da Documentação no país.

Palavras-chave: Biblioteca Nacional. Documentação. Instituto Internacional de Bibliografia. Henri La Fontaine. Manoel Cícero Peregrino da Silva. Paul Otlet.