Defesa de Dissertação de Mestrado: O prestígio dos periódicos científicos na comunidade de Arquivologia no Brasil: Uma análise de citação (2010-2013).

Aluno: José Mauro Gouveia de Medeiros

Data: 18/07/2016

Horário: 09:00h

Local: Sala da Pós

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado:

Presidente: Jayme Leiro Vilan Filho

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Sonia Elisa Caregnato

Membro Titular: Angélica Marques

Membro Suplente: Ricardo Barros Sampaio

Resumo: Trata-se de uma pesquisa que contempla o estudo bibliométrico que analisa as características dos periódicos científicos brasileiros da Arquivologia mais citados nos artigos publicados entre os anos de 2010 e 2013. A pesquisa apresenta sínteses de pesquisas sobre a literatura científica arquivística brasileira, recuperados através de um levantamento bibliográfico, cujas fontes foram: a base de dados ABCDM, o serviço de referência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, o portal de periódicos da CAPES e no site Google Acadêmico. Adotou-se como metodologia a bibliometria, através da técnica de análise de citações. Os principais tipos de canais de comunicação das referências foram os livros e

artigos de periódicos científicos, que juntos representam mais de 50% do total. Apresenta também um ranking completo de todas as tipologias documentais mais referenciadas.

Observou-se que os principais periódicos nacionais mais presentes nas citações estudadas são Estudos Históricos, Ciência da Informação, Arquivo & Administração, DataGramaZero, Acervo e Arquivística.net. Os periódicos internacionais mais citados foram Archivaria, Archival Science, American Archivist, Journal of the American Society for Information Science and Technology. Os principais países dos periódicos citados na amostra são o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Portugal e França. Os idiomas mais citados nos periódicos das referências estudadas foram o português, inglês, espanhol e francês.

Palavras-chave: Periódico científico. Arquivologia. Bibliometria. Análise de citação. Brasil.

Comunidade científica.