Defesa de Qualificação de Doutorado: SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES: Conceito Unívoco do Termo Informação para a Ciência da Informação e suas Implicações para a Recuperação da Informação.

Aluno: Mara Cristina Salles Correia

Data: 20/07/2016

Horário: 15:00h

Local: Sala da Pós

Banca examinadora de Qualificação de Doutorado:

Presidente: Profº Dr. Tarcisio Zandonade

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Profª Dra Solange Puntel Mostafa

Membro Titular: Profª Dra Suzana Pinheiro Machado Mueller

Membro Suplente: Profª Dra Ivette Kafure Muñoz

Resumo: A partir do conceito lógico de ‘univocidade’ observa-se que o conceito unívoco do termo ‘informação’ produz uma recuperação mais eficiente, medida pelos índices convencionais dos sistemas de recuperação da informação (índices de pertinência, de precisão, de relevância, e de revocação). Assim, o conceito ‘original’ do termo ‘informação’ definido como unívoco mostra-se o mais eficiente para uma definição de ‘informação’ que seja relevante, de forma singular, para a Ciência da Informação. O caráter único da definição de ‘informação’ torna possível a criação de consenso de definição, ainda muito inadequada na história da Ciência da Informação. A ocorrência na literatura e na prática científica de uma infinidade de diferentes significados do termo ‘informação’ produz, no processo de recuperação da informação, resultados altamente ambíguos. A proliferação de divergentes tipos de conceitos de ‘informação’ impede uma recuperação da informação que seja congruente com as necessidades dos produtores e dos usuários do conhecimento, consequentemente gerando um déficit de economia e de tempo daqueles que conduzem a pesquisa científica. Assim, torna-se categórico que, para que a recuperação da informação seja efetiva, é necessário que a definição do termo ‘informação’ em Ciência da Informação seja unívoca. Nesta investigação utiliza-se a metodologia da revisão bibliográfica e da pesquisa exploratória com abordagem quantitativa. Por meio de questionários aplicados à ‘comunidade de informação’, pretende-se identificar os conceitos de ‘informação’ presentes na literatura da Ciência da Informação e na prática da consequente Tecnologia da Informação, para selecionar aqueles significados relevantes para a Ciência da Informação. Torna-se evidente que o significado ‘original’ e unívoco de ‘informação’ torna efetiva a recuperação da informação, permitindo a conclusão de um consenso entre os cientistas na área da Ciência da Informação, para a elaboração de uma definição de informação, cujo significado seja unívoco. Dessa forma, conclui-se que “a informação consiste no processo de registro do conhecimento em suporte físico e comunicável pela leitura”.

Palavras-chave: Univocidade; Teoria Unívoca da Informação; Recuperação da Informação; Definição de informação; Conceito de informação. Singularidade da informação.