Defesa de Doutorado

Título: ARQUITETURA MULTIMODAL DA REPRESENTAÇÃO DA GEOINFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA.

Aluna: Cárita da Silva Sampaio

Data: 31 de outubro de 2016

Local: Auditório

Presidente: Cláudio Gottschalg Duque

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Linda Soraya Issmael

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Paulo César Rodrigues Borges

Membro Titular Interno: Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular: Sely Maria de Souza Costa

Membro Suplente: André Porto Ancona Lopez

A busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Esta tese fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, a tese descreve um método multimodal para a representação da geoinformação, denominando-a de Arquitetura Multimodal da Geoinformação. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros.