Defesa de Doutorado

Título: As áreas de informação no Brasil: um estudo bibliométrico sobre a produção científica e características dos grupos de pesquisa.

Aluno: Jonathan Rosa Moreira

Data: 01/12/2016

Local: a definir

Presidente: Suzana Pinheiro Machado Mueller (UnB/FCI)

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Jesus Pascual Mena Chalco (UFABC)

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Catarina Cecília Odelius (UNB/FACE)

Membro Titular Interno: Rogério Henrique Araújo Júnior (UnB/FCI)

Membro Titular: Fernando César Lima Leite (UnB/FCI)

Membro Suplente: João de Melo Maricato (UnB/FCI)

O estudo está relacionado com produção científica nas áreas de informação no Brasil (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia). Tem como foco estudar mais detalhadamente o fenômeno grupo de pesquisa, responsável por pouco mais de 1/3 de todos os trabalhos em coautoria nas áreas de informação no Brasil, sendo o segundo mais importante tipo de colaboração depois da orientação. O problema a ser estudado é decorrente da ausência de pesquisas e estudos que apresentem características da produção e dos grupos de pesquisa das áreas de informação no Brasil e de seus membros. Ou seja, tal falta de informação pode acarretar problemas, tais como a resistência de reconhecimento da área, o comprometimento à promoção da pesquisa, e a redução do incentivo e fomento à pesquisa, pois a representação do volume de publicações é critério para distribuição de recursos entre os pesquisadores. Pretende-se contribuir para o estabelecimento de políticas de pesquisa científica e apoiar processos de tomada de decisão dos gestores das agências de fomento em relação aos grupos de pesquisa nas áreas de informação no Brasil. O objetivo é obter um quadro evolutivo da produção científica e dos grupos de pesquisa das áreas de informação no Brasil cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de 1992 a 2012. Usa como fonte de informação dados da Plataforma Lattes do CNPq, extraídos pela aplicação ScriptLattes, que são submetidos a análise cientométrica.

Palavras-chave: Comunicação científica. Produção científica. Grupo de pesquisa. Bibliometria. Ciência da Informação. Museologia.