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Defesa de Mestrado

 

Título: As estratégicas de comunicação organizacional no uso de sistemas de informação: estudo de caso do Sistema Único de Informações do Ministério Público Federal

 

Aluna: Allana de Albuquerque Sousa Silva

Data: 02/12/2016

Horário: 9h

Local: Sala 120

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Ivette Kafure

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Marta Lígia Pomim Valentim

Membro Titular: Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares 

                        Membro Suplente: Murilo Bastos da Cunha

Resumo:

 

Avalia as estratégias de comunicação organizacional a partir do Sistema Único de Informações do Ministério Público Federal. Para o alcance desse objetivo, a pesquisa percorre os seguintes objetivos específicos: identificação do perfil do usuário da informação; caracterização do Sistema Único; descrição das atividades realizadas por membros (procuradores da República, procuradores regionais da República e subprocuradores-gerais da República) e servidores (analistas/assessores/técnicos) lotados em gabinetes; e descrição das estratégias de comunicação organizacional no uso do sistema. Esta pesquisa tem como base estudos acerca da ciência da informação, comunicação organizacional, sistemas de informação, estudos de usuários e de construção de sentido (sensemaking). É de cunho descritivo, com abordagem construtivista, de natureza aplicada. Os procedimentos metodológicos estão baseados em observação participante e na análise de registros documentais, como relatórios e mensagens constantes em canais de comunicação organizacional, além da análise de dados captados por meio do Google Analytics. Identificou-se o deslocamento da identidade do sistema de gestão de documentos para um sistema de gestão estratégica. Percebe-se que, mesmo com o sistema, o fluxo de informação não está totalmente estruturado, tendo em vista o preenchido inadequado de dados no sistema e a inconsistência estatística. Por meio da categorização das matérias publicadas no sítio do MPF, compreendeu-se que a mudança de identidade do sistema é pouco explorada na estratégia de comunicação. A mensuração do acesso a informações disponibilizadas sobre o sistema permitiu verificar que a eficácia das ações de comunicação sofre impacto decorrente da necessidade de treinamento mais contínuo frente às dificuldades no uso do sistema. Observa-se também a necessidade de maior envolvimento dos membros no uso do sistema, promovendo um fluxo de comunicação descendente mais qualificado. Reforçar o papel da liderança e sensibilizar o usuário sobre a importância do seu papel na produção de valor institucional podem se apresentar como estratégias de comunicação no uso do Sistema Único do Ministério Público Federal.

Palavras-chave: Comunicação organizacional. Estudo de usuários. Fluxos de comunicação. Fluxos de informação. Sistemas de informação. Sensemaking. Ministério Público Federal.