Defesa de Doutorado

Aluno(a) Anderson Messias Roriso do Nascimento,
Título: Novas tecnologias,  a busca e o uso de informação por jovens do ensino médio privado para a formação escolar

Data: 30/03/2016

Local: a definir

Presidente: Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque – PPGCI/UnB

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Carlos Ângelo de Menezes Sousa – PPGE/UCB

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Janaína Ferreira Fialho Costa – PPGCI/UFS

Membro Titular Interno: André Porto Ancona Lopes – PPGCI/UnB

Membro Titular: João de Melo MaricatoPPGCI/UnB

Membro Suplente: Fernando César Lima Leite – PPGCI/UnB

O estudo resulta de pesquisa sobre como os jovens do ensino médio buscam e usam a informação por meio das novas tecnologias para a formação escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a realização de grupos de discussões em três escolas privadas do ensino médio, sendo uma de formação profissional e tecnológica do Distrito Federal. O método documentário fundamentou a análise dos grupos de discussão. Os resultados mostram que os estudantes percebem o ensino médio como “treinamento” para o vestibular. As escolas não desenvolvem estratégias para o ensino de busca e uso da informação. Os estudantes usam o google, por considerarem a forma mais rápida de acessar a informação. Estudam de forma tradicional, com resumos e leituras, mas agregam alguns recursos da internet como videoaulas. Preferem usar material impresso para reduzir o risco de desatenção. Não usam a biblioteca escolar e relatam distanciamento entre a biblioteca escolar e a prática docente. Por fim, o estudo apresenta diretrizes para melhorar a busca e o uso da informação no espaço escolar.

Palavras-chave: Jovens. Ensino Médio. TIC´s. Comportamento Informacional. Letramento Informacional. Busca e uso da informação.