Defesa de Mestrado

Título: Perfil do bibliotecário universitário: uma abordagem contemporânea sob a ótica das iniciativas formadoras de Competência em Informação (CoInfo)

Aluno(a) Rafael Barcelos Santos

Data: 18/04/2017

Local: Auditório

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Dr.ª Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dr.ª Regina Célia Baptista Belluzzo

Membro Titular: Dr.ª Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Membro Suplente: Dr. Antonio Lisboa Carvalho de Miranda

Abordagem ao perfil do bibliotecário universitário nas iniciativas formadoras de Competência em Informação (CoInfo), tendo como base as três dimensões de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Através da revisão de literatura, apresenta as transformações do conceito de CoInfo ao longo das décadas do seu surgimento e nas perspectivas atuais da temática para a sociedade da informação, bem como realiza um estudo bibliométrico referente à dinâmica de uso dos termos empregados para representar o Movimento de Information Literacy no Brasil. Em seguida, o referencial teórico é destinado ao mapeamento, à sistematização e à descrição dos atributos das dimensões de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes no cenário da CoInfo e das características profissionais para o bibliotecário universitário atuante nas iniciativas formadoras de usuários competentes em informação. No ambiente acadêmico, verifica que o perfil esperado para o bibliotecário universitário nas ações voltadas para a inserção e a consolidação da CoInfo é de um profissional pesquisador capaz de atuar nas redes de intercâmbio das experiências bibliotecárias, além de ser um agente mediador do aprendizado e promotor da prática de pesquisa diante do processo de apropriação das informações e de construção do conhecimento.  Para tanto, esta pesquisa identifica e analisa os atributos profissionais dos bibliotecários pesquisadores da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (RBP/MCTIC) que podem contribuir para a construção e o desenvolvimento do perfil de pesquisador do bibliotecário universitário, visto que a Rede é formada por profissionais da informação especializados e altamente qualificados no que diz respeito à técnica de busca e recuperação das informações científicas e tecnológicas relevantes para o atendimento das demandas e das necessidades informacionais dos seus usuários. A abordagem metodológica desta investigação é mista, sendo desenvolvida a partir da concepção pragmática. Na técnica quantitativa, utiliza o questionário baseado na escala Likert como instrumento de pesquisa, a fim de verificar a percepção dos bibliotecários da RBP quanto aos atributos das três dimensões no contexto da CoInfo. Na técnica qualitativa de caráter exploratório, emprega o Diagrama Belluzzo® para a realização de um workshop com os bibliotecários da RBP, como forma de possibilitar a detecção de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessários para um bibliotecário pesquisador no âmbito das suas três ações: individual como agente de pesquisa; de apoio para outro pesquisador ou para as equipes vinculadas a projetos de pesquisa e estratégica voltada para as diretrizes institucionais ou para as políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Como resultado da pesquisa mista, aponta as contribuições quanto ao levantamento dos atributos das três dimensões em consonância com o desenvolvimento da CoInfo na ambiência das universidades e com a ação bibliotecária na realização e promoção da prática de pesquisa. Conclui que o perfil de pesquisador do bibliotecário universitário viabiliza o progresso nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, alicerçado nos fatores de inovação científica e tecnológica.

Palavras-chave: Perfil do bibliotecário universitário. Competência em Informação. Bibliotecários pesquisadores. Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa. Profissionais da informação.