• 65.jpg
  • 41.JPG
  • 7.jpg
  • 40.JPG
  • 60.jpg
  • DSC04247.JPG
  • 43.JPG
  • 31.JPG
  • 999801_10200687786791127_731308374_n.jpg
  • 50.jpg
  • 28.JPG
  • 17.jpg
  • 47.jpg
  • DSC00729.JPG
  • 63.jpg
  • 35.JPG
  • 33.JPG
  • 1.jpg
  • 56.jpg
  • 1477985_10200682015766855_1570540052_n.jpg
  • DSC04248.JPG
  • 27.jpg
  • 55.jpg
  • 1465248_10200675591406250_1779427582_n.jpg
  • 34.JPG
  • Imagem 053.jpg
  • 73.jpg
  • 1470058_10200677743780058_1088363199_n.jpg
  • DSC04256.JPG
  • 45.jpg
  • 1466145_10200682010526724_1440094314_n.jpg
  • 58.jpg
  • 21.jpg
  • DSC04243.JPG
  • 44.jpg
  • 62.jpg
  • DSC04226.JPG
  • DSC00710.JPG
  • 1453279_10200675585486102_39922286_n.jpg
  • 52.jpg
  • 10.jpg
  • 1473063_10200675575245846_70038750_n.jpg
  • 1453457_10200675589886212_614881025_n.jpg
  • 1455845_10200675590086217_1578562057_n.jpg
  • 68.jpg
  • 64.jpg
  • 1493590_614780938593165_2077702540_o.jpg
  • 1011668_10200687776590872_1608491813_n.jpg
  • 61.jpg
  • 3.jpg
  • 66.jpg
  • 39.JPG
  • 57.jpg
  • 51.jpg
  • 72.jpg
  • 1476517_10200677746780133_2023482401_n.jpg
  • 1468811_10200682014006811_991752521_n.jpg
  • 9.jpg
  • 1457621_10200677742740032_825354074_n.jpg
  • 8.jpg
  • 32.JPG
  • 30.JPG
  • 1441518_10200687779430943_1546331559_n.jpg
  • 29.JPG
  • 54.jpg
  • 53.jpg
  • 19.jpg
  • 59.jpg
  • 13.jpg
  • 12.jpg
  • 5.jpg
  • 49.jpg
  • 1474363_10200682003406546_1107088127_n.jpg
  • 16.jpg
  • DSC04229.JPG
  • 67.jpg
  • 1480685_10200687777710900_1414167125_n.jpg
  • 540362_10200675577925913_1954543235_n.jpg
  • 1450889_10200687786991132_124161830_n.jpg
  • 15.jpg
  • 36.JPG
  • 524734_10200675585926113_1659256512_n.jpg
  • 46.jpg
  • 71.jpg
  • DSC04241.JPG
  • DSC04227.JPG
  • DSC04236.JPG
  • 38.JPG
  • 893230_740823862602663_1543125701_o.jpg
  • 1477661_10200677733779808_269647279_n.jpg
  • 1450196_10200682015126839_1208451305_n.jpg
  • DSC04237.JPG
  • 1479081_10200675573525803_1497076412_n.jpg
  • 1456570_10200677746620129_695607638_n.jpg
  • 48.jpg
  • 42.JPG
  • 70.jpg
  • 1459767_10200682011926759_1986721273_n.jpg
  • DSC_0385.JPG
  • 67971_10200682018966935_1433686035_n.jpg

Defesa de Doutorado

 

Título: A Competência em Informação (Coinfo) na perspectiva da educação inclusiva

 

Aluna:  Célia Revilândia

Data: 19/05/2017

Horário: 9h

Local: sala 120

Banca Examinadora:

 

Presidente: Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Dra. Aida Varela Varela (UFBA)

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Dr. Ronaldo Nunes Linhares (UNIT)

Membro Titular: Dr. Emir José Suaiden

Membro Suplente: Dr. Antônio Lisboa Carvalho de Miranda

 

 

 

Resumo:

 

Discute os desafios da sociedade da informação no que tange à promoção e garantia de uma educação inclusiva. Neste contexto, busca, nos diálogos possíveis entre a Ciência da Informação e a Educação, contribuições relacionadas tanto à inclusão quanto à atuação de docentes da Educação Básica neste cenário. Destaca a necessidade de instrumentalizar docentes, visando a, entre outros benefícios, capacitá-lo para lidar com necessidades informacionais emergentes da prática educativa, em especial quando aplicada a pessoas com deficiência. Nos pressupostos teóricos e práticos da temática Competência em Informação (CoInfo) – termo adotado para o conceito de Information Literacy – estão as contribuições para essa instrumentalização que visa a atuação de docentes da Educação Básica de redes públicas de ensino na educação inclusiva. A análise de 18 modelos de Competência em Informação desenvolvidos em contextos internacionais permitiu propor grade básica para elaboração de um modelo de CoInfo, o qual foi aplicado a professores da Educação Básica em uma escola pública do Distrito Federal. A aplicação do modelo em experiência prática de formação continuada, baseou-se nas suas três categorias finais da grade básica, nomeadamente, pré-pesquisa, pesquisa propriamente dita e pós-pesquisa. Compreendeu o desenvolvimento de duas atividades de pré-pesquisa e cinco de pesquisa propriamente dita, com um grupo de 22 docentes, dos quais, três trabalhavam com crianças com deficiência (salas de recursos). Não foram realizadas as atividades de pós-pesquisa planejadas, visto que exigiria abordagem longitudinal. Os resultados das atividades mostraram que o modelo elaborado é útil para realização de atividades de CoInfo com docentes da Educação Básica. Adicionalmente, atividades de CoInfo realizadas com docentes da Educação Básica são úteis para instrumentalização destes na busca da informação necessária à educação inclusiva. 

Palavras-chave:CoInfo. Educação Inclusiva. Inclusão. Professores. Modelos