• 66.jpg
  • 16.jpg
  • 54.jpg
  • 540362_10200675577925913_1954543235_n.jpg
  • 59.jpg
  • 1011668_10200687776590872_1608491813_n.jpg
  • 17.jpg
  • 1453457_10200675589886212_614881025_n.jpg
  • 43.JPG
  • 8.jpg
  • DSC04226.JPG
  • 3.jpg
  • 35.JPG
  • DSC04241.JPG
  • 37.JPG
  • 62.jpg
  • 68.jpg
  • 1480685_10200687777710900_1414167125_n.jpg
  • 33.JPG
  • 46.jpg
  • 1493590_614780938593165_2077702540_o.jpg
  • DSC00710.JPG
  • DSC04227.JPG
  • 29.JPG
  • 13.jpg
  • 50.jpg
  • DSC04256.JPG
  • 34.JPG
  • DSC04236.JPG
  • 999801_10200687786791127_731308374_n.jpg
  • DSC00729.JPG
  • 30.JPG
  • 1477985_10200682015766855_1570540052_n.jpg
  • DSC04243.JPG
  • 31.JPG
  • DSC04248.JPG
  • 1456570_10200677746620129_695607638_n.jpg
  • 1450889_10200687786991132_124161830_n.jpg
  • 51.jpg
  • 1479081_10200675573525803_1497076412_n.jpg
  • 1453279_10200675585486102_39922286_n.jpg
  • 41.JPG
  • 1441518_10200687779430943_1546331559_n.jpg
  • 1474363_10200682003406546_1107088127_n.jpg
  • 58.jpg
  • 57.jpg
  • 1473063_10200675575245846_70038750_n.jpg
  • 56.jpg
  • 71.jpg
  • 12.jpg
  • DSC04247.JPG
  • 15.jpg
  • 1457621_10200677742740032_825354074_n.jpg
  • 1.jpg
  • 45.jpg
  • DSC_0385.JPG
  • 1476517_10200677746780133_2023482401_n.jpg
  • 28.JPG
  • 52.jpg
  • 9.jpg
  • DSC04229.JPG
  • 42.JPG
  • 36.JPG
  • 1459767_10200682011926759_1986721273_n.jpg
  • 27.jpg
  • 65.jpg
  • 32.JPG
  • 19.jpg
  • 48.jpg
  • 49.jpg
  • 70.jpg
  • 1465248_10200675591406250_1779427582_n.jpg
  • 39.JPG
  • 1455845_10200675590086217_1578562057_n.jpg
  • 73.jpg
  • 524734_10200675585926113_1659256512_n.jpg
  • 21.jpg
  • 1477661_10200677733779808_269647279_n.jpg
  • 72.jpg
  • 7.jpg
  • 10.jpg
  • 53.jpg
  • 1466145_10200682010526724_1440094314_n.jpg
  • 1450196_10200682015126839_1208451305_n.jpg
  • 67971_10200682018966935_1433686035_n.jpg
  • 40.JPG
  • 5.jpg
  • 64.jpg
  • 893230_740823862602663_1543125701_o.jpg
  • 1470058_10200677743780058_1088363199_n.jpg
  • 61.jpg
  • 44.jpg
  • 47.jpg
  • 63.jpg
  • 60.jpg
  • DSC04237.JPG
  • Imagem 053.jpg
  • 67.jpg
  • 1468811_10200682014006811_991752521_n.jpg
  • 38.JPG

Relatório Intermediário de Mestrado

 

Título: USO DAS BIBLIOTECAS DIGITAIS PELOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB

 

Aluna: Julia Judith Quispe Supo

Data: 08/06

Horário: 9h

Local: a definir

Banca Examinadora:

 

Presidente: Dr. Emir José Suaiden

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dra. Cecilia Oliveira Leite

Membro Titular: Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Membro Suplente: Dr. Ricardo Crisafulli Rodrigues

 

 

Resumo:

O estudo visa verificar o uso das bibliotecas digitais pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), é verdade que a internet revolucionou o jeito de transmitir a informação, então é necessário conhecer se os estudantes indígenas da UnB estão acessando as bibliotecas digitais da Biblioteca Central (BCE) da UnB para realizar suas atividades acadêmicas, além de se formar como professionais.

 

A questão da pesquisa é: Como os estudantes indígenas da UnB utilizam as Bibliotecas Digitais da BCE para as atividades acadêmicas?

 

O estúdio tem como objetivo geral: identificar e analisar o uso das Bibliotecas Digitais da BCE pelos estudantes indígenas da UnB. Os objetivos específicos são: Identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas da UnB. Conhecer as competências informacionais no uso das bibliotecas digitais da BCE em estudantes indígenas da UnB. Identificar se os estudantes indígenas conhecem as bibliotecas digitais da BCE. Analisar como os estudantes indígenas usam as bibliotecas digitai da UnB para as atividades acadêmicas. Identificar as dificuldades no uso das bibliotecas digitais pelos alunos de procedência indígena.

 

O tipo da pesquisa é quantitativo, descritiva – não experimental. Sob um enfoque de horizonte temporal ou transversal. Além do mais, a pesquisa e de natureza básica ou teórica.

O método de pesquisa serão o levantamento de questionários com perguntas fechadas e eventualmente entrevista aos representantes dos estudantes indígenas da UnB. A amostra abrangerá todos os estudantes indígenas da UnB, porque a população é pequena. Atualmente na UnB estudam 56 estudantes, 41 estudantes na graduação e 15 em Pós-graduação. E por fim, o tipo de amostra será não probalística – intencionais.

A análise dos dados, logo de aplicar os questionários, os dados serão processados e analisados usando o pacote de Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0 e um programa para cálculos Excel 2016 para Windows XP e um computador com multimídia que permitirão obter os dados em tabulas e representações gráficas, para ser apresentado, analisado e interpretado.

 

As conclusões e recomendações se apresentara no informe final, produto da discussão dos resultados.

 

Palavras-chave: Bibliotecas digitais. Estudantes indígenas. Competência informacional. Necessidades de informação.