Defesa de Doutorado

Título: A concepção de um sistema de informação para a gestão das ações de prevenção e combate à corrupção: estudo de caso na Procuradoria-Geral da União

Aluno: Marcio Denys Pessanha Gonçalves

Data: 30/06/2017

Local: Sala da Pós-Graduação

Banca Examinadora:

Presidente: Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: William Barbosa Vianna

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Eduardo Amadeu Dutra Moresi

Membro Titular Interno: Eliane Braga

Membro Suplente: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Trabalho de pesquisa que aborda o estudo de usuários, suas necessidades informacionais e competências necessárias relacionados à gestão das ações de prevenção e combate à corrupção em órgão jurídico da Administração Pública Federal. Teve por objetivo conceber um sistema de informação aplicado, buscando estudar os recursos humanos, os processos e os recursos de tecnologia da informação (Laudon e Laudon, 2014) do órgão analisado, com proposta adicional de metodologia de um ciclo de inteligência aplicado. Analisou, sob o aspecto tripartite, assuntos relacionados ao Direito (aplicado à prevenção e combate à corrupção), à Tecnologia da Informação e à Ciência da Informação. A metodologia adotada priorizou os métodos mistos concomitantes (Creswell, 2010), com foco na estratégia qualitativa. Dados sobre as características das atividades e a gestão das ações de prevenção e combate à corrupção foram coletados em entrevistas com membros do órgão, pertencentes ao grupo especializado na temática, após observação sistemática das atividades diárias. O problema tratado foi o de identificação das necessidades informacionais e competências necessárias para a concepção de um sistema de informação capaz de promover a gestão das ações de prevenção e combate à corrupção da Procuradoria-Geral da União. A pesquisa visou identificar a estrutura organizacional da PGU e de órgãos congêneres que lidam com essa temática, a cultura de organização da informação do órgão e as técnicas e ferramentas informacionais e computacionais que pudessem ser aplicadas à gestão dos dados e informações relacionados à prevenção e combate à corrupção.

Palavras-chave: Sistema de informação; Prevenção e combate; corrupção; Necessidades informacionais; Competências.