Defesa de Mestrado

Autor (a): Rafaela Gomes Gueiros Rodrigues de Lima

Título: “Curadoria e Educação – a Ciência da Informação como abordagem de uma prática dialógica

Data: 28/09/2017

Local: Sala de reuniões PGCINF

Composição de Banca:

Presidente: Profª Drª Luciana Sepulveda Koptcke

Membro Titular: Profº Drº Cayo Vinícius Honorato da Silva

Membro Titular: Profª Drª Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Membro Suplente: Profª Drª Georgete Medleg Rodrigues

A Ciência da Informação, como campo do conhecimento e das práticas que lidam com a Organização e Recuperação da Informação, é o contexto conceitual para embasamento da presente pesquisa que visou compreender os processos que levam à associação entre Curadoria e Educação em museus para realização/execução de projetos expositivos. A partir da identificação e descrição de ações que integram Curadoria e Educação em dois diferentes museus – projetos de exposições / exposições (estudos de caso) –, buscou-se entender como os atores internos e externos às instituições se envolveram, bem como quais os seus papéis e práticas profissionais neste contexto. Foi usado o método de casos múltiplos para que, por meio da comparação entre eles, se conhecesse de maneira mais aprofundada ‘se’ e ‘como’ a associação entre Curadoria e Educação caracteriza as práticas expositivas nos casos estudados. Por meio da identificação e descrição dos processos de idealização, construção e execução dos projetos expositivos escolhidos, a pesquisa reflete sobre a relação entre as áreas e os profissionais; sobre os arranjos de poder e legitimidade na organização interna das instituições; e sobre a prática expositiva como agenciadora da participação do público na construção de discursos. Assim, encontrou-se que o objetivo da associação era realmente construir a narrativa institucional a partir do compartilhamento da responsabilidade sobre ela com outros atores atuantes nas exposições, especialmente com os setores educativos. São diversos os motivos dessa associação, mas ficou patente que ela acontece e que a promoção da participação é um deles, ainda que haja indicação de que ela não tenha primazia entre as motivações.

Palavras-chave: Curadoria; Educação; Informação; Relevância; Participação.