• 540362_10200675577925913_1954543235_n.jpg
  • 34.JPG
  • 67.jpg
  • 68.jpg
  • 29.JPG
  • 13.jpg
  • DSC04241.JPG
  • 1470058_10200677743780058_1088363199_n.jpg
  • 46.jpg
  • 48.jpg
  • 1453279_10200675585486102_39922286_n.jpg
  • 50.jpg
  • 54.jpg
  • DSC04236.JPG
  • DSC04247.JPG
  • Imagem 053.jpg
  • DSC04227.JPG
  • DSC04256.JPG
  • 893230_740823862602663_1543125701_o.jpg
  • 32.JPG
  • 71.jpg
  • 15.jpg
  • 30.JPG
  • 1011668_10200687776590872_1608491813_n.jpg
  • 28.JPG
  • 7.jpg
  • 65.jpg
  • 45.jpg
  • 43.JPG
  • DSC00729.JPG
  • 12.jpg
  • 524734_10200675585926113_1659256512_n.jpg
  • 59.jpg
  • 51.jpg
  • 70.jpg
  • 1466145_10200682010526724_1440094314_n.jpg
  • 38.JPG
  • DSC04243.JPG
  • 36.JPG
  • 1450889_10200687786991132_124161830_n.jpg
  • 35.JPG
  • 1473063_10200675575245846_70038750_n.jpg
  • 47.jpg
  • 61.jpg
  • 27.jpg
  • DSC04226.JPG
  • 49.jpg
  • 1465248_10200675591406250_1779427582_n.jpg
  • 16.jpg
  • 52.jpg
  • 53.jpg
  • 55.jpg
  • 63.jpg
  • 44.jpg
  • 10.jpg
  • 56.jpg
  • 1477985_10200682015766855_1570540052_n.jpg
  • DSC_0385.JPG
  • 1456570_10200677746620129_695607638_n.jpg
  • 37.JPG
  • 64.jpg
  • 33.JPG
  • 72.jpg
  • 1.jpg
  • 41.JPG
  • DSC04237.JPG
  • 1476517_10200677746780133_2023482401_n.jpg
  • DSC00710.JPG
  • 62.jpg
  • 42.JPG
  • 1477661_10200677733779808_269647279_n.jpg
  • 1450196_10200682015126839_1208451305_n.jpg
  • 5.jpg
  • 19.jpg
  • 3.jpg
  • 1457621_10200677742740032_825354074_n.jpg
  • DSC04248.JPG
  • 1479081_10200675573525803_1497076412_n.jpg
  • 1441518_10200687779430943_1546331559_n.jpg
  • 1493590_614780938593165_2077702540_o.jpg
  • 57.jpg
  • 39.JPG
  • 67971_10200682018966935_1433686035_n.jpg
  • 31.JPG
  • 8.jpg
  • DSC04229.JPG
  • 1480685_10200687777710900_1414167125_n.jpg
  • 73.jpg
  • 1453457_10200675589886212_614881025_n.jpg
  • 1459767_10200682011926759_1986721273_n.jpg
  • 9.jpg
  • 58.jpg
  • 60.jpg
  • 21.jpg
  • 1468811_10200682014006811_991752521_n.jpg
  • 1474363_10200682003406546_1107088127_n.jpg
  • 999801_10200687786791127_731308374_n.jpg
  • 40.JPG
  • 66.jpg
  • 17.jpg

Defesa de Mestrado

 

Autor (a): Rafaela Gomes Gueiros Rodrigues de Lima

Título: “Curadoria e Educação – a Ciência da Informação como abordagem de uma prática dialógica

Data: 28/09/2017

Horário: 15h

Local: Sala de reuniões PGCINF

Composição de Banca:

Presidente: Profª Drª Luciana Sepulveda Koptcke

Membro Titular: Profº Drº Cayo Vinícius Honorato da Silva

Membro Titular: Profª Drª Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Membro Suplente: Profª Drª Georgete Medleg Rodrigues

 

 

Resumo:

 

A Ciência da Informação, como campo do conhecimento e das práticas que lidam com a Organização e Recuperação da Informação, é o contexto conceitual para embasamento da presente pesquisa que visou compreender os processos que levam à associação entre Curadoria e Educação em museus para realização/execução de projetos expositivos. A partir da identificação e descrição de ações que integram Curadoria e Educação em dois diferentes museus – projetos de exposições / exposições (estudos de caso) –, buscou-se entender como os atores internos e externos às instituições se envolveram, bem como quais os seus papéis e práticas profissionais neste contexto. Foi usado o método de casos múltiplos para que, por meio da comparação entre eles, se conhecesse de maneira mais aprofundada ‘se’ e ‘como’ a associação entre Curadoria e Educação caracteriza as práticas expositivas nos casos estudados. Por meio da identificação e descrição dos processos de idealização, construção e execução dos projetos expositivos escolhidos, a pesquisa reflete sobre a relação entre as áreas e os profissionais; sobre os arranjos de poder e legitimidade na organização interna das instituições; e sobre a prática expositiva como agenciadora da participação do público na construção de discursos. Assim, encontrou-se que o objetivo da associação era realmente construir a narrativa institucional a partir do compartilhamento da responsabilidade sobre ela com outros atores atuantes nas exposições, especialmente com os setores educativos. São diversos os motivos dessa associação, mas ficou patente que ela acontece e que a promoção da participação é um deles, ainda que haja indicação de que ela não tenha primazia entre as motivações.

Palavras-chave: Curadoria; Educação; Informação; Relevância; Participação.