Qualificação de Doutorado

Aluno(a): ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO

Título: A fotodocumentação como uma área transversal de estudo no contexto do ciclo da informação: o estado do conhecimento sobre o tema da “Fotografia” e termos correlatos no Banco de Teses de Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBICT

Data: 14/12/2017

Composição da Banca:

Presidente: ANDRÉ PORTO ANCONA LOPEZ

Membro Titular Externo ao PPGCInf: TELMA CAMPANHA DA CARVALHO MADIO (Unesp/Marília

Membro Titular: KELLEY CRISTINE GONÇALVES DIAS GASQUE

Membro Suplente:IVETTE KAFURE MUÑOZ (PPGCinf/UnB)

Resumo: Objetiva, a partir do levantamento, descrição e análise da produção científica sobre o tema “fotografia”, permeada pela discussão sobre o ciclo da informação gerada nos programas de pós-graduação no Brasil, apontar a emergência de uma nova área de estudo que seja capaz de acolher os sentidos e significados específicos da fotografia como uma das bases do ciclo da informação, denominada fotodocumentação. Como recorte empírico definiu-se a produção intelectual das teses defendidas nos programas de pós-graduação no Brasil em Ciência da Informação, compreendendo os anos de 1980 a 2016 e disponibilizadas na Base de Dados de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A produção científica delimitada aborda o ciclo da informação (gênese, organização, recuperação e comunicação da informação). Como aporte teórico, utilizamos a obra de Luciano Floridi, Information: a very short introduction; as discussões sobre o ciclo da informação; e as reflexões sobre o alcance do “estado do conhecimento”. A metodologia envolve um mapeamento e descrição iniciais, trabalho desenvolvido a partir do rastreamento da produção intelectual nos termos propostos e em correspondência à situação-problema e aos objetivos.

Palavras-chaveProdução científica; IBICT; Mapeamento; Fotodocumentação; Ciclo da Informação.