Defesa de Doutorado

Aluno(a)  Helena Célia de Souza Sacerdote

Título: A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line

Data: 07/03/2018

Local: Sala 213 FCI

Composição da Banca:

Primeira Opção: Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Ricardo Barros Sampaio

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Maria Fabiana Damásio Passos

Membro Titular Externo: Andréia Mello Lacé

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Membro Suplente: Jorge Henrique Cabral Fernandes

O trabalho de pesquisa realizado e apresentado nesta tese investiga o processo de apropriação da informação e do conhecimento sob os aspectos da mediação e do comportamento informacional – uso da informação - de estudantes em um programa de pós-graduação lato sensu. O universo pesquisado foi o curso de Especialização em Gestão da Informação e Comunicação - CEGSIC 2012/2014 no seu ambiente on-line onde foram avaliadas as interações e a produção intelectual dos estudantes de maneira a traçar uma representação do atingimento dos objetivos de aprendizagem desse projeto educacional. A crescente demanda pela modalidade de cursos à distância e a evasão que se verifica, exigem que se busquem insumos quanto a gestão de projetos educacionais adequados para atender às necessidades desse público. Nesse sentido, considerando que a mediação pode contribuir para o aproveitamento acadêmico do estudante, objetivamos investigar a relação entre os conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica e a existência de evidências de aprendizagem nas atividades pedagógicas depositadas no ambiente. Para isso, foi realizado em um primeiro momento uma revisão da literatura em ciência da informação e em educação; em seguida utilizamos a análise de redes sociais para analisar o diálogo educacional coletivo e individual dos estudantes; observamos o seu aproveitamento acadêmico e; pela instrumentalidade da análise de conteúdo utilizando o software Iramuteq observamos os registros dos seus textos e conceitos neles apresentados. Como resultado das atividades previstas se desenvolveu um modelo metodológico-ferramental possível de traçar representações de estados do conhecimento de estudantes em um ambiente on-line. Dentro das limitações do modelo e sob os aspectos analisados, os resultados sugerem que a mediação da informação e a mediação pedagógica são compatíveis. Além disso o curso apresenta algumas características que se assemelham àquelas favoráveis à modificação cognitiva segundo Feuerstein. Quanto ao diálogo educacional, os resultados sugerem que se for mais distribuído entre os participantes, há melhor aproveitamento individual e; quando há poucos atores proeminentes, apenas esses se beneficiam. Na análise de conteúdo (quantitativa e qualitativa) emergiram resultados de uso da informação que sugerem que as necessidades informacionais dos estudantes foram atendidas.

Palavras-chave: Comportamento informacional. Mediação. Uso da informação. Feuerstein. Educação on-line. Iramuteq. Análise de redes sociais.