• 20160830_085847.jpg
  • 20160830_090216.jpg
  • 20160830_085747.jpg
  • 20160830_090251.jpg
  • 20160830_085830.jpg

Seminário Tendências da Gestão da Informação em Instituições de Ciência e Tecnologia

Prezados colegas e parceiros,
Que a Embrapa é reconhecida, nacional e internacionalmente, em várias de suas instâncias de atuação (pesquisa, gestão, produtos, tecnologias) como instituição que preza pela qualidade e inovação, todos nós sabemos.
Sabemos, também, que, no âmbito da gestão da informação – atividade transversal que dialoga com os principais eixos de atuação da Empresa: P&DI, transferência de tecnologia, comunicação e administração –, o momento atual é de debate e de reestruturação de estratégias e processos, o que requer a participação, de todos, de forma sinérgica. E é esta a principal proposta do seminário Tendências de gestão da informação em instituições de C&T, a ser realizado nos dias 10 e 11/12/2013, aqui em Brasília (auditório e salas do 1º andar da Embrapa Estudos e Capacitação), e para o qual a participação de vocês foi indicada e confirmada.
Nesse processo, é necessário que se faça a análise do fluxo da informação, desde a sua geração, considerando-se aspectos como natureza, preservação, uso, adequação, sistematização, segurança e riscos, até a sua difusão e o seu acesso por usuários específicos ou pelo público em geral.
Para contribuir para a nossa análise, o seminário (cuja programação enviamos anexa) será realizado em dois dias: no dia 10/12, teremos a apresentação de cases sobre ações de gestão da informação tanto na Embrapa quanto em outras instituições de C&T, assim como palestras sobre dimensões e estratégias de gestão da informação; e, no 11/12, o debate sobre os principais pontos discutidos nas palestras e cases apresentados. Para tal reflexão conjunta, o proposto é nos organizarmos em grupos, para analisar, conjuntamente, os principais pontos discutidos no primeiro dia, relacionando-os a quatro pilares da gestão da informação na Empresa, a saber: 1) competências informacionais, 2) tecnologias da informação, 3) organização da informação e 4) acesso à informação.
Como insumo inicial das discussões em grupo do segundo dia de evento, solicitamos que cada um de vocês encaminhe (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e/ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) alguns apontamentos sobre a questão formulada a seguir, que, num primeiro momento, foi julgada fundamental pela equipe organizadora do evento:
· Como deverá ser no futuro, em curto e médio prazos, a gestão da informação em C&T da Embrapa?
Para que possamos compilar e apresentar aos grupos os apontamentos enviados por todos, que certamente contribuirão bastante para os trabalhos do dia 11/12, pedimos que nos enviem a sua colaboração até o dia 9/12/2013.
Na expectativa de um evento proveitoso para todos, e, sobretudo, produtivo para a Embrapa, antecipadamente agradecemos sua valiosa participação e contribuição.
Atenciosamente,
Selma Lúcia Lira Beltrão
Gerente-Geral Interina
Embrapa Informação Tecnológica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Brasília/DF