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Disciplinas

Disciplinas em Oferta

Veja as disciplinas ofertadas no 1º/2021

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1º / 2021
atualizado em 09/07/2021
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O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação oferece cursos em nível de mestrado e doutorado com uma única área de concentração, Gestão da Informação, organizada em duas linhas de pesquisa: Organização da Informação e Comunicação e Mediação da Informação.

O mestrando deve cursar no mínimo 24 créditos e o doutorando o mínimo de 32 créditos em disciplinas. Os créditos deverão ser divididos entre as disciplinas Obrigatórias, Seletivas (obrigatória para a linha de pesquisa escolhida) e Optativas. As disciplinas do programa, em geral, possuem 60 horas equivalentes a 4 créditos cada. As disciplinas optativas são ofertadas de maneira esporádica pelos professores e grupos de pesquisa. As obrigatórias e seletivas são ofertadas anualmente. 

Disciplinas optativas ofertadas pelos curso de Pós-Graduação recentemente:

  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Biblioteca Digital
  • Seminário em Organização da Informação: Arquitetura da Informação e Big Data
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Arquivos e Direitos Humanos
  • Seminário em Organização da Informação: Museus e Patrimônio: Agências e Agentes
  • Seminários em Comunicação e Mediação da Informação: Teorias em ciência, tecnologia e inovação: contribuições para Ciência da informação
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Abordagens das Ciências Sociais e Humanas para os estudos de público
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Informação, Tecnologia e Documentos
  • Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação: Data Science for Science
  • Gestão de documentos fotográficos
  • Estágio de Docência em Ciência da Informação (I e II)
  • Tópicos especiais em organização da informação: arquitetura da Informação e processamento de linguagem natural
  • Tópicos especiais em organização da informação: estudos avançados em ciência da informação: pesquisa em metadados e Websemântica
  • Tópicos especiais em organização da informação: gestão de documentos fotográficos
  • Estudos avançados em ciência da informação: modelos de maturidade em gestão do conhecimento
  • Tópicos especiais em comunicação e mediação da informação: Cientometria
  • Seminários em Organização da Informação: Bibliografia especializada sobre fotodocumentação
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Museologia: perspectivas históricas e contemporâneas
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Arquitetura da Informação, Linguística Computacional e Ontologias aplicadas ao Tratamento da Informação
  • Tópicos Especiais em Organização da Informação: Internacionalização da Arquivologia e institucionalização da disciplina no Brasil
  • Seminário em Organização da Informação: Sistemas de Inteligência Competitiva
  • Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação: Websemântica e acervos digitais de patrimônio cultural em rede: das políticas de informação a interoperabilidade
  • Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação: Fatores Humanos no Acesso Comum à Informação
  • Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação: Comportamento e Letramento Informacional
  • Seminário em Organização da Informação: Gestão do Conhecimento
  • Seminários em Comunicação e Mediação da Informação: Ciência de Dados aplicada - Modelos de Análise
  • Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação: Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação

Disciplinas Obrigatórias

  • NOME DA DISCIPLINA
  • EMENTA
    • Metodologia de Pesquisa em Ciência da Informação
    • Métodos e técnicas de pesquisa mais usados em ciências da informação. Identificação de problemas de pesquisa científica.

      Elaboração de projetos de pesquisa em ciências da informação.

    • Fundamentos da Ciência da Informação
    • Aspectos históricos e epistemológicos da ciência da informação. Principais pensadores e linhas de pesquisa. Métodos de investigação na Ciência da Informação.

Disciplinas de Cadeia Seletiva

  • NOME DA DISCIPLINA
  • EMENTA
    • Fundamentos da Organização da Informação
    • Estudo e discussão de questões fundamentais e gerais, relacionadas à organização da informação. Epistemologia, ciência e prática da origem, coleta, organização, estocagem, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e uso da informação. A natureza da informação. Necessidades dos usuários de informação e suas implicações. Terminologia e modelos de tratamento e recuperação de informações. Tipos, formatos e recursos de informação. Formulação de políticas, estratégias, planejamentos, normas e processos relacionados a diferentes espaços de informação.

    • Fundamentos em Comunicação e Mediação da Informação
    • Comunicação e Mediação da Informação em diferentes contextos e modelos teórico-conceituais da comunicação e mediação da informação. Aspectos relacionados aos ambientes convencional, eletrônico e/ou digital dos processos de comunicação e mediação da informação.

Disciplinas Optativas

  • NOME DA DISCIPLINA
  • EMENTA
    • Usuários da Informação
    • Conceituação, histórico e tipologia dos estudos de usuários. Técnicas de coleta de dados para os estudos de usuários da informação. Planejamento, e desenvolvimento de estudos de usuários na Ciência da Informação.

    • Tópicos Especiais em Organização da Informação
    • Estudo e discussão de problemas relacionados à organização da informação, tais como: relativos a acervos fotográficos; à arquitetura da Informação; as bibliotecas digitais; à imagem e à memória; à inteligência organizacional e competitiva; às políticas de informação do Estado; à gestão dos patrimônios documentais; e à representação e organização da informação e do conhecimento.

    • Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação
    • Estudo e discussão de problemas relacionados à comunicação e mediação da informação, tais como: penetração dos canais para divulgação de conhecimento técnico e (ou) científico; sistemas de registro e transferência de dados bibliográficos e acesso à conteúdos; relações entre a informação e o desenvolvimento da sociedade sob aspectos diversos (socioeconômico, científico, técnico e cultural); a informação como fator de desenvolvimento; métodos e técnicas específicos para o planejamento e gestão de sistemas de informação e documentação; princípios e metodologias para a avaliação de unidades de informação.

    • Seminários em Organização da Informação
    • Disciplina de conteúdo variável, relacionado à linha de pesquisa Organização da Informação, cujo objetivo é permitir a discussão dos temas relacionados à linha, especialmente dos temas de pesquisa e interesses específicos dos alunos.

    • Seminários em Comunicação e Mediação da Informação
    • Disciplina de conteúdo não específico relacionado à linha de pesquisa Comunicação da Informação, cujo objetivo é permitir a discussão dos temas relacionados à linha, especialmente dos temas de pesquisa e interesses específicos dos alunos.

    • Profissional da Informação
    • Questões relacionadas com o campo de atuação e mercado de trabalho do profissional da informação na sociedade brasileira atual. A formação do profissional da informação. Definições e limites da atuação dos profissionais de informação. O caráter interdisciplinar da profissão. O desafio das tecnologias para o profissional da informação.

    • Pesquisa Orientada em Ciência da Informação
    • A prática da pesquisa acadêmica na Ciência da Informação, em nível de mestrado e doutorado. Questões fundamentais da metodologia científica, com ênfase na elaboração dos procedimentos metodológicos adotados em projetos de mestrado e doutorado.

    • Pesquisa em Ciência da Informação
    • Métodos quantitativos e qualitativos em Ciência da Informação.

      Características e função da pesquisa na área. Abordagem histórica e conceitual da Ciência da Informação como área de pesquisa. Questões, métodos e estratégias de pesquisa em CI.

    • Memória e Informação
    • A informação como mediadora e/ou estimuladora das memórias individuais e coletivas; o papel/lugar da memória na contemporaneidade; o papel das instituições de memória e do documento na constituição, sedimentação e disseminação dessa memória; discussão sobre a possibilidade de autonomia dos indivíduos e grupos sociais organizados na construção de suas memórias.

    • Leitura de Imagens
    • Busca da gênese da imagem, compreensão de sua memória (tempo e espaço em que foi produzida), identificação da importância de seu discurso, estabelecimento de relações possíveis entre o que ela mostra e o nosso repertório, percepção da imagem como representação de algo/alguém, identificação daimagem como expressão de um mundo exterior (referente) e interior (significado atribuído pelo autor). A problemática visual/verbal. A aplicação de métodos e técnicas da leitura de textos escritos à leitura de imagens.

    • Fundamentos Epistemológicos da Arquitetura da Informação
    • Estudos de aspectos epistemológicos constituintes da Arquitetura da Informação. Análise crítica do caráter transdisciplinar da Arquitetura da Informação de temas como: conceituação, fundamentação teórica, objeto e função da gênese e do desenvolvimento de fenômenos da informação; Teoria do Conhecimento: a fenomenologia de Husserl; formulações teóricas e interdisciplinares em torno do objeto informação; aspectos epistemológicos: a) Teoria da Informação; Ciência da Informação, Arquitetura da Informação; b)Lógica, Lingüística; Semiótica c) Computabilidade e Inteligência Artificial c) Filosofia da Informação.

    • Fontes de Informação
    • O ciclo da comunicação científica e a transferência da informação. Evolução, conceitos, tipologias e características das fontes de informação impressas,  eletrônicas e/ou digitais. Análise das fontes de informação relacionadas a fatores de necessidade, políticas de acesso e de uso. Instrumentos de busca e acesso às fontes de referência.

    • Estudos Avançados em Ciência da Informação
    • Conteúdo e abordagens diversas de temas relacionados à Ciência da Informação, levando-se em consideração, a cada semestre, interesses de pesquisa de docentes e discentes.

    • Estágio de Docência em Ciência da Informação II
    • Prática de ensino na graduação. Participação no processo pedagógico que abrange planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino.  Participação na elaboração e consecução do plano da disciplina, nas aulas teóricas e práticas, nas atividades avaliativas. Docência supervisionada. Apoio e intermediação entre o docente e os discentes.

    • Estágio de Docência em Ciência da Informação I
    • Prática de ensino na graduação. Participação no processo pedagógico que abrange planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino.  Participação na elaboração e consecução do plano da disciplina, nas aulas teóricas e práticas, nas atividades avaliativas. Apoio e intermediação entre o docente e os discentes.