Curso desenvolvimento de repositórios digitais utilizando o Dspace

Sábado, 03 Agosto 2013 11:49

CURSO - DESENVOLVIMENTO DE REPOSITÓRIOS DIGITAISUTILIZANDO O DSPACE

PRÓXIMA TURMA - 29 e 30 de agosto

HORÁRIO - 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

LOCAL DE REALIZAÇÃO - Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP - SGAS Quadra 607. Módulo 49. Via L2 Sul. Brasília-DF.

PÚBLICO-ALVO - Profissionais da área de Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Documentação e Comunicação e outros responsáveis por publicações institucionais.

CARGA HORÁRIA - 16 horas presenciais e 16 horas a distância

OBJETIVOS

üTransmitir conhecimentos básicos necessários para a construção de repositório digital, personalizado, de acordo com as necessidades da organização, de forma a permitir o acesso aos conteúdos digitais, incluindo textos, imagens, vídeos, entre outros documentos.

ü  Apresentar teorias, técnicas e ferramentas necessárias para armazenar, organizar, publicar e acessar conteúdos em formato digital, utilizando o software livre DSpace.

ü  Orientar os participantes no planejamento, na definição de políticas e na implementação de um repositório institucional.

Os participantes terão aulas expositivas sobre os repositórios institucionais e oficina com aulas práticas, utilizando o DSpace, para o desenvolvimento de um repositório.

O Módulo de Estatísticas do DSpace, desenvolvido pela Universidade do Minho, também será apresentado no curso.

Cada participante deverá levar seu próprio notebook para acesso ao DSpace e ao material didático.

Para ampliar o contato com o DSpace, após o curso presencial, pelo período de 15 dias, os participantes terão acesso ao repositório digital desenvolvido no curso, onde poderão realizar exercícios, submeter documentos e seus metadados.

Durante esse período, para resolução de dúvidas pontuais com os professores, os participantes também terão acesso ao Grupo de Discussão do Curso.

PROFESSORES

Marília Augusta de Freitas - Doutoranda em Ciência da Informação, mestre em Ciência da Informação e bibliotecária pela Universidade de Brasília. É chefe do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital – GID da UnB, setor que coordena as bibliotecas digitais: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital de Monografias, Biblioteca Digital e Sonora, Diretório de Periódicos Acadêmicos, Portal de Conferências Eletrônicas e Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Trabalha, há seis anos, com o DSpace – sendo os dois últimos na equipe do RIUnB – ,tendo ministrado diversos cursos semelhantes. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8636654005487585

Neide Alves Dias De Sordi – Diretora da InnovaGestão – Consultoria em Informação. Bibliotecária e mestre pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília (UnB). É membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Pesquisadora e professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) Foi diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretária de Pesquisa e Informação Jurídicas do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), além de representante do Poder Judiciário junto ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9738208826506297

INVESTIMENTO