Concurso de Bolsas Santander Totta/ Universidade de Coimbra 2013

Viernes, 14 Junio 2013 10:52

Toda a informação essencial está disponível no nosso site, em http://www.uc.pt/driic/noticias/BOLSAS_SANTANDER_UC_2013

Manuela Santos
Secretária do Departamento de Filosofia,
Comunicação e Informação
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
239410087 (ext.interna 4319)

Edital

A Universidade de Coimbra (UC) e o Banco Santander Totta têm constituído, ao longo dos últimos oito anos, uma relação de cooperação sólida nomeadamente ao apoiar a mobilidade com os países de Língua Oficial Portuguesa e com os países da América Latina. Este concurso visa, através da atribuição de bolsas, reforçar a cooperação existente entre a UC e universidades desses países.

Pretende-se, com estas bolsas, incentivar a mobilidade de estudantes e docentes da Universidade de Coimbra, que realizem períodos de ensino, investigação ou docência numa Universidade parceira localizada num dos países anteriormente mencionados.

Pretende-se, ainda, atrair estudantes e docentes das universidades estrangeiras localizadas na América Latina ou nos Países de Língua Oficial Portuguesa, de forma a realizarem períodos de curta duração de estudos, investigação ou ensino na Universidade de Coimbra.

Nesta iniciativa estão associadas a Universidade de Coimbra, que terá a seu cargo todas as etapas do concurso, a seleção dos bolseiros e divulgação dos resultados, e a gestão das bolsas, e o Banco Santander Totta, a qual financiará o Concurso.

Nestas condições, nos termos do Regulamento de Bolsas Santander Totta/Universidade de Coimbra, a Universidade de Coimbra abre concurso para financiamento de:

BOLSAS SANTANDER TOTTA/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2013

Estas bolsas destinam-se a estudantes (de 1º, 2º ou 3º ciclos, ou pós-graduação) e docentes da Universidade de Coimbra, para realização de período de estudos, investigação ou ensino em universidades parceiras, localizadas na América Latina ou nos Países de Língua Oficial Portuguesa, no ano de 2013.

Destina-se ainda a estudantes e docentes provenientes dessas universidades, que pretendam levar a cabo períodos de estudos, investigação ou ensino na Universidade de Coimbra.

FINANCIAMENTO

As bolsas são financiadas com verbas resultantes do protocolo existente entre a Universidade de Coimbra e o Banco Santander Totta. Serão pagas de uma só vez aos candidatos selecionados, através de cheque ou transferência bancária para uma conta do Banco Santander Totta cujo titular seja o bolseiro.

PERÍODO DO CONCURSO

É com o intuito de criar condições para promover a mobilidade que se abre o presente concurso, de 11 de junho a 12 de julho de 2013, para atividades de estudos /ensino/investigação realizadas em 2013.

CANDIDATURAS

Só podem candidatar-se a este tipo de bolsas estudantes ou docentes da Universidade de Coimbra ou de universidades parceiras da UC, e que tenham como destino um país diferente da sua nacionalidade ou residência permanente.

Para serem elegíveis os candidatos não podem ter recebido, para a mesma atividade, outra bolsa paga pela UC ou pelo Banco Santander Totta.

É ainda dada prioridade aos candidatos que nunca receberam nenhuma Bolsa Santander Totta/UC em edições anteriores do concurso.

Só serão consideradas para avaliação as candidaturas que incluam todos os documentos mencionados no Regulamento e na própria ficha de candidatura, nomeadamente os que respeitam à aceitação pela universidade de acolhimento.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1. A seleção dos estudantes será efetuada por curso, tendo em conta os seguintes critérios:

a) Média das unidades curriculares já realizadas, ponderada pelos ECTS e apurada até às centésimas (informação verificada no Inforgestão à data da seriação);

b) Número de créditos ECTS das unidades curriculares já realizadas, à data da seriação (informação verificada no Inforgestão);

c) A classificação final resulta da ponderação dos fatores apresentados em a) e b), com pesos de 2 e 1 respetivamente. O valor obtido será multiplicado por 10 para obtenção de um valor superior a zero e inferior ou igual a 10.

A fórmula utilizada será a seguinte:

2. Os docentes serão selecionados com base nos seguintes critérios e ponderação:

a) Curriculum académico do candidato (de 1 a 5, sendo 1 pouco relevante, 3 relevante e 5 muito relevante);

b) Plano de trabalho e o seu potencial impacto e o contributo para a UC (de 1 a 5, sendo 1 pouco relevante, 3 relevante e 5 muito relevante);

c) A classificação final resulta da soma dos fatores apresentados em a) e b), obtendo-se um resultado entre 0 e 10.

3. O comité de avaliação analisará as candidaturas, ponderando os elementos de apreciação e produzindo uma lista ordenada de candidatos.

REGULAMENTO E FORMULÁRIOS de CANDIDATURA

O regulamento e os formulários - para período de estudos e para atividades de investigação e/ou ensino - estão disponíveis no site da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (DRI).

ENTREGA DE CANDIDATURAS

As candidaturas deverão ser formalizadas até o dia 12 de julho de 2013, através da Ficha de Candidatura própria, devidamente preenchida e assinada, que está acessível na página on line da DRI.

As candidaturas poderão ser enviadas por correio eletrónico para o email Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., tendo a mensagem como título “Bolsas Santander Totta/UC 2013”, entregues presencialmente ou enviadas por correio para:

Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra

Colégio de S. Jerónimo – Apartado 3026