• 08, Febrero - 2019
    • Relatório de Tese de Doutorado
    • “O documento fotográfico de arquivo como prova na violação dos direitos humanos”
    • Laila Figueiredo Di Pietro
    • Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez
    • Relatório de Tese de Doutorado

Aluno (a) Laila Figueiredo Di Pietro

Título: “O documento fotográfico de arquivo como prova na violação dos direitos humanos”

Data: 08/02/2019

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Profª Drª Telma Campanha de Carvalho Madio

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. André Malverdes

Membro Titular Interno: Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque

Membro Suplente: Profª Drª Ivette Kafure Muñoz

Resumo: As questões que serão discutidas nesse trabalho têm como finalidade compreender a fotografia e seu papel durante e após períodos de graves violações dos direitos humanos. Ademais – e principalmente – pensar o documento fotográfico de arquivo e a fotografia presente em documentos de arquivo em sua gênese e identificar as possibilidades de organização oriundas da Arquivologia e áreas relacionadas adequadas a cada caso. Algumas das instituições de memória responsáveis pelo armazenamento de documentos relacionados aos desaparecidos regimes ditatoriais trabalham diariamente com o desafio de reconstruir a relação entre os documentos que possui ou recebe em seu acervo, para garantir a credibilidade dos casos revelados à sociedade. As fotografias podem, nesse contexto, ser grandes aliadas do processo de construção de memória e história. Podem, porém, paradoxalmente – como sói ocorrer - com todas as memórias - abrir margem para diferentes narrações, que ora podem contradizer-se e prejudicar a consistência do discurso daquela instituição ou de outras que se dedicam às atividades semelhantes. A contextualização do documento fotográfico segundo suas propriedades arquivísticas é proposta como base para a organização das fotografias presentes em diferentes acervos e a conservação de seu conteúdo informativo e de seu valor probatório. As análises realizadas e a discussão apresentada presumem que o documento fotográfico de arquivo quando armazenado, organizado e recuperado, respeitando-se suas características específicas, tanto como fotografia quanto como documento de arquivo, assume a função de prova de violações dos direitos humanos e pode ser utilizado como tal.

Palavras-chave: Arquivo, Contexto, Direitos Humanos, Documento fotográfico, Fotografia.