• 07, Diciembre - 2018
    • Relatório Intermediário de Dissertação de Mestrado
    • Diagnóstico de arquivo: um ensaio para a criação de um conceito
    • Larissa Marques Martins Campos
    • Renato Tarciso Barbosa de Sousa
    • Relatório Intermediário de Dissertação de Mestrado

Aluno(a)_Larissa Marques Martins Campos

Título: Diagnóstico de arquivo: um ensaio para a criação de um conceito

Data: 07/12/2018

Presidente: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Ana Célia Rodrigues

Membro Titular: Rogério Henrique Araújo Júnior

Membro Suplente: Cynthia Roncaglio

Resumo: O diagnóstico de arquivo é o tema deste projeto de pesquisa de mestrado. O objetivo geral do trabalho é definir o conceito de diagnóstico de arquivo, uma vez que o termo é amplamente utilizado na Arquivologia, porém de maneira horizontal. Esta pesquisa visa a verticalização dessa discussão a partir da utilização do método histórico para a descrição do termo diagnóstico, desde a sua origem, na Medicina, até a apropriação do termo pela Arquivologia. Utilizaremos também o método comparativo para identificar as similaridades e as distinções dos diagnósticos em diferentes áreas do conhecimento. A partir da aplicação desses métodos, identificaremos enunciados verdadeiros sobre o diagnóstico de arquivo para aplicar a Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg. Deste modo, esperamos como resultados desta pesquisa a definição do objeto, do objetivo e do conceito de diagnóstico de arquivo e a definição dos os requisitos mínimos para a elaboração do diagnóstico de arquivo.

Palavras-chave: Diagnóstico de arquivo. Gestão de documentos. Arquivologia.