• 09, Noviembre - 2018
    • Qualificação de Doutorado
    • Um Novo Modelo de Arquitetura da Informação, apoiado pela Multimodalidade, para capacitação de Profissionais de Alto Desempenho
    • Tomás Roberto Cotta Orlandi
    • Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque
    • Qualificação de Doutorado

Aluno(a)_Tomás Roberto Cotta Orlandi

Título:Um Novo Modelo de Arquitetura da Informação, apoiado pela Multimodalidade, para capacitação de Profissionais de Alto Desempenho

Data:29/11/18

Presidente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque

Membro TitularExternoao PPGCINF: Prof. Dr. Paulo Rogério Foina

Membro Titular: Profª Drª Dulce Maria Baptista

Membro Suplente do PPGCINF: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Resumo:A atual disseminação de portais e sítios voltados para capacitações profissionais, não está respaldada em um modelo de Arquitetura da Informação, que aplicado a espaços informacionais atenda às necessidades de informação dos discentes para sua formação profissional. A capacitação de profissionais em qualquer área do conhecimento é um grande desafio a ser alcançado nos dias de hoje, para profissionais de alto desempenho não é diferente. Visando atender às necessidades de informação desses profissionais em formação, esta pesquisa propõe a organização de espaços informacionais multimodais, onde estarão dispostos os diversos objetos semióticos (textos, sons, imagens e vídeos) que proporcionarão um conjunto de informações estruturadas e organizadas, voltadas para capacitação de profissionais de alto desempenho. O objetivo principal desta tese é apresentar uma forma de como uma Arquitetura da Informação, associada à Multimodalidade, pode auxiliar na capacitação permanente de profissionais de alto desempenho.

Palavras-chave: Organização da Informação, Arquitetura da Informação, Multimodalidade, Teoria da Relevância, Gameficação.