• 04, Septiembre - 2018
    • Relatório Intermediário de Mestrado
    • Um modelo conceitual para representação da música popular brasileira
    • Marcos Fragomeni Padron
    • Prof. Dr. Fernando William Cruz
    • Relatório Intermediário de Mestrado

Aluno(a): Marcos Fragomeni Padron

Título: Um modelo conceitual para representação da música popular brasileira

Data: 04/09/2018

Presidente: Prof. Dr. Fernando William Cruz

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dr. Lauro César Araújo

Membro Titular: Prof. Dra. Fernanda Passini Moreno

Membro Suplente: Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

Resumo: A música popular brasileira é vista como um componente valoroso porque traduz as tradições locais e promove registros subjetivos da organização cultural e social do País. Apesar da sua importância para a comunidade local, muitas fontes de informação musical brasileira têm problemas de interoperabilidade – um dos requisitos importantes para garantir aspectos de preservação e curadoria digital – e são incapazes de atender as necessidades de informação dos diversos perfis de usuários. A maior parte dos problemas percebidos nos repositórios e coleções de música nacional ocorre devido à ausência de uma representação compatível com as características desse tipo de música. De fato, as iniciativas de representação adotadas para a música brasileira ocorrem por adaptações de modelos genéricos e estratégias provenientes de contextos e estilos musicais que diferem substancialmente das características da música nacional. Em função da ausência de um modelo específico, essa pesquisa propõe uma representação formal da música brasileira na forma de um modelo conceitual ontológico, considerando o recorte de música brasileira proposto pela Dra. Juliana Rocha, que fez doutorado no PPGCinf em 2017. Nesse contexto, advoga-se que um modelo conceitual ontológico permite perceber as nuances da sua arquitetura interna e, por consequência, facilita a identificação de estratégias de organização mais eficientes para as características desse estilo musical.

Palavras-chave: Informação musical, música brasileira, modelo conceitual de música brasileira