• 07, Agosto - 2018
    • Tese de Doutorado
    • Alessandra dos Santos Araújo
    • A fotodocumentação como uma área transversal de estudo no contexto do ciclo da informação: o estado do conhecimento sobre o tema da “Fotografia” e termos correlatos na Biblioteca Digital de Teses de Dissertações BDTD do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBICT
    • Tese de Doutorado

Aluno(a): ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO,

Título: A fotodocumentação como uma área transversal de estudo no contexto do ciclo da informação: o estado do conhecimento sobre o tema da “Fotografia” e termos correlatos na Biblioteca Digital de Teses de Dissertações BDTD do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBICT

Data: 07/08/2018

Primeira Opção: Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Prof Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Profa. Dra. Telma Campanha de Carvalho Madio

Membro Titular Interno: Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque

Membro Titular: Profa. Dra. Fabiana de Souza Fredrigo

Membro Suplente: Prof. Dr. André Malverdes

Resumo: Objetiva, a partir do levantamento, descrição e análise da produção científica sobre o tema “fotografia” permeada pela discussão sobre o ciclo da informação, apontar a emergência da possibilidade de uma nova área de estudo que seja capaz de acolher os sentidos e significados específicos da fotografia como uma das bases do ciclo da informação, denominada fotodocumentação. Como recorte epistemológico a produção intelectual das teses defendidas nos programas de pós-graduação no Brasil em diversas áreas, compreendendo os anos de 1980 a 2016 e disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A produção científica delimitada aborda o ciclo da informação (gênese, organização, recuperação e comunicação da informação). Como aporte teórico, utilizamos a obra de Luciano Floridi, Information: a very short introduction; as discussões sobre o ciclo da informação; e as reflexões sobre o alcance do “estado do conhecimento”. A metodologia envolve um mapeamento e descrição iniciais, trabalho desenvolvido a partir do rastreamento da produção intelectual nos termos propostos e em correspondência à situação-problema e aos objetivos.