• 28, Mayo - 2018
    • Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado
    • A Gestão do Conhecimento como instrumento de auxílio de Auditoria Interna das entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
    • João Sérgio Beserra de Lima
    • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares
    • Relatório Intermediário de Mestrado

Aluno(a) João Sérgio Beserra de Lima

Título: A Gestão do Conhecimento como instrumento de auxílio de Auditoria Interna das entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Data: 28/05/2018

Banca Examinadora de Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado

Presidente: Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Membro Titular Externo ao PPGCInf: José Humberto da Cruz Cunha

Membro Titular: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Suplente: Rogério Henrique de Araújo Júnior

Resumo:

As unidades de Auditoria Interna das organizações públicas nacionais têm ganhado notabilidade em meio à necessidade de se praticar o controle interno com eficiência, garantindo benefícios para a sociedade, de modo que se faz necessária a busca por procedimentos que possam otimizar as atividades dessas unidades. Um dos instrumentos de auxílio seria o uso de métodos e práticas relacionadas à Gestão do Conhecimento, uma vez que a mesma se baseia em melhorar os recursos existentes da organização de forma orientada para o conhecimento. De acordo com Davenport e Prusak (1998), o conhecimento existe e é transferido nas organizações de forma espontânea, independentemente de processos formais de gestão sobre o mesmo, de modo que, quando formalizada, a gestão que atua neste conhecimento carece de métodos específicos para incentivar essas trocas espontâneas. Neste sentido, a pesquisa em tela tem como objetivo avaliar a aplicação corrente da Gestão do Conhecimento em unidades de Auditoria Interna do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fazendo um paralelo com os modelos teóricos, com o intuito de elaborar propostas de ações institucionais relacionadas à Gestão do Conhecimento como ferramenta organizacional. A abordagem metodológica a ser utilizada na pesquisa será mista, tanto de cunho qualitativo quanto quantitativo, tratando-se então de um estudo explicativo e descritivo. Justifica-se a análise qualitativa, uma vez que o sujeito do estudo proposto é uma área específica de organizações públicas - entidades do MCTIC com Auditoria Interna - que fornecerá parte dos elementos da investigação, com o intuito de descrever a realidade encontrada nessa área no que diz respeito ao uso de práticas de Gestão do Conhecimento. Quanto à análise quantitativa, a mesma será empregada quando do mapeamento descritivo das ações de Gestão do Conhecimento nas entidades pesquisadas. A pesquisa será importante para a Ciência da Informação, pois poderá contribuir com o entendimento dos fluxos de conhecimento em organizações de C&T no Brasil que possuem unidades de Auditoria Interna.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Administração Pública. Auditoria Interna.