• 13, Marzo - 2018
    • Defesa de Doutorado
    • Acesso à informação pública nos países do Cone Sul: estudo sobre a adesão das diretrizes de acesso à informação
    • Thiago Gomes Eirão
    • Fernando Cesar Lima Leite
    • Defesa de Doutorado

Aluno(a): Thiago Gomes Eirão

Título: Acesso à informação pública nos países do Cone Sul: estudo sobre a adesão das diretrizes de acesso à informação

Data: 13/03/2018

Local: Sala 213 FCI

Presidente: FERNANDO CÉSAR LIMA LEITE

Membro Titular Externo ao PPGCInf: TEREZINHA ELISABETH DA SILVA

Membro Titular Externo ao PPGCINF: MARIA TEREZA MACHADO TELES WALTER

Membro Titular: GEORGETE MEDLEG RODRIGUES

Membro Suplente: FERNANDA PASSINI MORENO

Resumo: Trata do estudo sobre a adesão às diretrizes de acesso à informação pública preconizados pela literatura das respectivas leis de acesso à informação nos países pertencentes ao grupo chamado Cone Sul. Esse grupo, composto por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, parte de um contexto maior, a América Latina, e representa uma reunião de nações de natureza heterogênea no que se refere aos aspectos políticos, econômicos e culturais, logo se apresenta como um terreno fértil para investigação e debate em torno do fenômeno do direito de acesso à informação que se expandiu, especialmente na metade final do século XX e início do século XXI, por meio da edição de normas jurídicas específicas conhecidas como leis de acesso à informação. Tais itens normativos regulam o acesso à informação pública pela sociedade e a obrigação do Estado de ofertar informações que estão sob sua custódia e fomentar a cultura da transparência de suas atividades. A presente pesquisa, além da proposição de um modelo baseado em diretrizes teóricas preconizado por Braman (2004, 2006, 2011), Mendel (2009) e pelo Modelo Interamericano de Lei de Acesso à Informação (2012), teve como objetivo descrever as características constituidoras das leis de acesso à informação e seus aspectos quanto a possíveis similaridades e diferenças. A aplicação do modelo, aliada ao diálogo realizado com a literatura, permitiu constatar que há alta correlação entre as diretrizes teóricas de acesso à informação e as leis de aceso à informação, as leis dos países do Cone Sul possuem entre si mais similaridades do que dessemelhanças tanto em seus aspectos estruturais quando na organização dos preceitos. Por fim, identificou-se que o direito de acesso à informação representado nos textos normativos se concentra em três conceitos principais: divulgação/promoção, solicitação e restrição de informação.

Palavras-chave: Acesso à informação. Lei de acesso à informação. Informação pública. Transparência pública.