Palestra Mestres do Cinema 19/11 às 19h no auditório da FCI

Jueves, 13 Noviembre 2014 16:36

O Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação (IMI) e a disciplina Arquivo, Cinema, Informação e Memória (ACIM) convidam para o evento Mestres do Cinema, a ser realizado quarta-feira, dia 19 de novembro de 2014, a partir das 19h, no Auditório da Faculdade de Ciência da Informação da UnB.

O intuito do evento é despertar nos estudantes de graduação - notadamente nos estudantes de Iniciação Científica - o interesse por temas relacionados a acervos fílmicos, à memória cinematográfica e às relações do cinema com outras disciplinas e outras áreas do conhecimento.

Abertura
Palestra "Memória brasiliense a 24 quadros: estudos sobre o cinema em Brasília" - Ms. Daniela Marinho (Transborda! Produções Culturais)
Filmes "Procurando MiS Brasília" e "História do rap em Brasília" - Alunos de ACIM
Palestra "Sintagma do cinema documentário: os diferentes usos narrativos dos arquivos de imagem no documentário político brasileiro" - Ms. Gabriel Marinho (UFF)
Filmes "Heródoto, o retorno" e "Uma visão da profissão de bibliotecário" - Alunos de ACIM
Palestra "Filmografia de Brasília: relações entre o cinema e a cidade" - Ms. Liz Sandoval (FAU/UnB)
Filmes "Uso do cinema em sala de aula" e "História do Curso de Biblioteconomia da UnB" - Alunos de ACIM
Palestra "Documentos audiovisuais, arquivos permanentes e internet" - Ms. Sérgio Coletto (FCI/UnB)
Debate
Encerramento

PALESTRANTES

Daniela Marinho Martins: Mestre em Comunicação Social pela UnB, sempre se dedicou ao estudo da memória cinematográfica brasiliense. Sócia-proprietária da TRANSBORDA! PRODUÇÕES CULTURAIS, sua principal atividade é no ramo de mostras de cinema e vídeo, tendo trabalhado em mais de 40 produções. Título de sua dissertação, defendida na FAC/UnB: "Filme da minha vida: Exibição e salas de cinema em Brasília de 1960 a 1965".

Gabriel Filgueira Marinho: Documentarista com graduação em Comunicação Social pela UnB (2008). Obteve prêmio no Festival de Brasília do Cinema Brasiliero (2008) pela pesquisa e utilização de imagens de arquivo, além de exibições e prêmios em outros festivais. Possui atuação com direção, pesquisa e montagem de imagens de arquivo em produções audiovisuais. Trabalhou como assistente de direção e pesquisador em longa-metragens e séries para televisão. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nas relações entre História e Cinema. Mestrando do Programa de Pós-Graduação de História na Universidade Federal Fluminense (UFF); pesquisando o uso de imagens de arquivo em documentários brasileiros na fase da redemocratização brasileira; título do projeto: "A migração de imagens: o uso de imagens de arquivo no cinema documentário brasileiro (1960-1980)".

Liz da Costa Sandoval: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR (1999). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UnB, na linha de pesquisa em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (2014). Leciona as disciplinas de projeto de arquitetura, estética, desenho de representação e observação na Universidade Paulista, campus Brasília. Atua em pesquisas nos seguintes temas: modernidade, identidade e reconhecimento cultural, cinema, cidade e arquitetura. Título da dissertação, defendida na FAU/UnB: “Brasília, cinema e modernidade: percorrendo a cidade modernista”.

Sérgio Peçanha da Silva Coletto: Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela UnB. Professor substituto da FCI/UnB. Integrante do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação e pesquisador no projeto Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal, com auxílio financeiro do CNPq. Título da Dissertação, defendida na FCI/UnB: "O arquivo contemporâneo e a Web 2.0: verificação do uso de folksonomias em acervos eletrônicos digitais de imagem em movimento".