• 29, Marzo - 2019
    • Relatório Intermediário de Dissertação de Mestrado
    • A aplicação do conceito de curadoria digital na gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais
    • Priscylla Silva Araujo
    • Prof.ª Dra. Cynthia Roncaglio
    • Relatório Intermediário de Dissertação de Mestrado

Aluno(a): Priscylla Silva Araujo

Título: A aplicação do conceito de curadoria digital na gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais

Data: 29/03/2019

Presidente: Prof.ª Dra. Cynthia Roncaglio, FCI/UnB (PPGCINF/UnB)

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Prof.ª Dr. Daniel Flores (FCI/UFF)

Membro Titular: Prof.ª Dr. Dalton Martins (PPGCINF/UnB)

Membro Suplente: Prof. Dra. Eliane de Oliveira Braga (PPGCINF/UnB)

Resumo: A partir de meados do século XX, importantes alterações de hábitos no que tange ao uso da informação, seja na vida pessoal ou no desenvolvimento de profissões, foram proporcionadas pela sociedade da informação. Essa nova realidade exigiu um esforço em todas as áreas da sociedade para atender as demandas da chamada era digital. Esse cenário, de uso das tecnologias digitais, propiciou a construção de espaços de arquivamento distribuído de dados e documentos. Assim, os serviços de curadoria surgiram e tornaram-se essenciais para criação desses espaços, onde o documento ali armazenado seria íntegro, confiável, autêntico e enriquecido, fazendo com que o termo comumente conhecido pelos profissionais de museus (curadoria), ganhasse um novo entendimento, a curadoria digital. Este trabalho tem como foco o estudo da curadoria digital no contexto da gestão e da preservação de documentos arquivísticos digitais, levando-se em consideração o desenvolvimento da Arquivologia e as mudanças tecnológicas, que apresentam novas questões relacionadas à teoria e à prática arquivística e aos preceitos ligados à gestão e preservação dos documentos arquivísticos. Nesse sentido, considerando que integram a curadoria digital a manutenção, preservação e adição de valor aos documentos e informações registradas digitais de todo o seu ciclo de vida, o problema desse trabalho relaciona-se à escassez de estudos no Brasil que correlacionem a curadoria digital com a gestão e a preservação de documentos digitais arquivísticos nesses dois contextos e, que demonstrem a sua viabilidade/validade. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa, baseada em referencial teórico sobre a história e teoria do conceito e na revisão sistemática da literatura sobre o tema - curadoria digital, gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais - na produção científica e na comunicação científica, com base de investigação lógica indutiva. A revisão de literatura será feita a partir de levantamento em base de dados brasileiras e internacionais, na produção e na comunicação científica e compreenderá os anos de 2000 a 2018.

Palavras-chave: Curadoria digital. Preservação digital. Gestão de documentos arquivísticos digitais.