• 16, Agosto - 2019
    • 18:30h
    • Defesa Tese de Doutorado
    • Auditoria Governamental no Poder Executivo Federal: proposição de requisitos para um modelo de gestão de papéis de trabalho
    • Vanessa Murta Rezende
    • Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa
    • DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Aluno(a)  VANESSA MURTA REZENDE
      Título: Auditoria Governamental no Poder Executivo Federal: proposição de requisitos para um modelo de gestão de papéis de trabalho

Data: 16/08/2019

Presidente: Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Profa Ana Célia Rodrigues (UFF)

Membro Titular: Prof. Dr. José Humberto da Cruz Cunha

Membro Titular: Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Suplente do PPGCINF: Profa. Eliane Braga de Oliveira

Resumo:

Introdução: As auditorias governamentais são consubstanciadas em documentos, em qualquer suporte, que podem estar nos arquivos correntes, intermediários e/ou permanentes, sejam eles do órgão auditado, de terceiros e do próprio órgão auditor. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo a proposição de requisitos arquivísticos para a gestão dos papéis de trabalho de auditoria, visando uma melhor organização da documentação manuseada e, consequentemente, melhor performance nos processos de auditorias. Metolodogia: O percurso metodológico baseou-se em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que envolveu um órgão auditor e um órgão auditado. Para seu desenvolvimento, foram realizadas: revisão da literatura, análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários. A parte empírica deu-se na Controladoria-Geral da União (CGU), como órgão auditor e no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações como órgão auditado, com a colaboração de servidores, arquivistas e auditores. Resultados: Como resultado, foi constatado que não há uma padronização de processos e nem mesmo o uso dos conceitos próprios da ciência arquivística nas práticas de gestão de documentos, no âmbito da documentação corrente, nem no órgão auditado, nem no órgão auditor. Dessa forma, foram propostos seis requisitos para um modelo de gestão dos papéis de trabalho, cujas orientações iniciam-se desde o órgão auditado, de forma a auxiliar a organização da informação utilizada em processos de auditoria, contribuindo, desta forma, para um aprimoramento da gestão pública. Conclusão: O estudo atingiu os objetivos propostos, tendo sido apresentados seis requisitos estruturantes para uma adequada gestão de documentos em processos de auditoria governamental no Brasil.

Palavras-chave: Arquivologia. Auditoria Governamental. Controle Interno. Gestão de Documentos.  Papéis de Trabalho.