• 17, Febrero - 2020
    • Defesa de dissertação de Mestrado
    • Políticas públicas para a preservação de acervos audiovisuais no Brasil: um olhar sobre agentes e entidades entre 1940 a 2019
    • Fabiana Maria de Oliveira Ferreira
    • Profª  Drª Ana Lúcia de Abreu Gomes
    • Aluno (a): Fabiana Maria de Oliveira Ferreira

Título: Políticas públicas para a preservação de acervos audiovisuais no Brasil: um olhar sobre agentes e entidades entre 1940 a 2019

Data: 17/02/2020

Presidente: Profª  Drª Ana Lúcia de Abreu Gomes

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Rafael de Luna Freire

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Profª Drª  Eliane Oliveira Braga

Membro Suplente: Proª Drª Dácia Ibiapina

Resumo: Considerando o cenário plural de instituições que tratam da política do audiovisual brasileira, as quais deveriam cuidar da preservação dessa documentação; e  as condições frágeis de conservação e de acesso público dos acervos audiovisuais, o trabalho procura responder em que medida a dispersão de atribuições e responsabilidades entre essas entidades que se ocupam do audiovisual no Brasil implica nas formulações, articulações e implementações de políticas coordenadas de preservação de acervos audiovisuais. A pesquisa vai analisar as políticas públicas para preservação do audiovisual a partir das ações de agências e agentes e discutir as políticas de preservação /informação/ audiovisual em um cenário formado por essas entidades. Além disso, apresentaremos um diagnóstico da participação do Governo Federal, do setor de preservação audiovisual e da sociedade civil, nas discussões sobre preservação audiovisual com a construção de uma linha do tempo das ações, agentes e agências participantes desses processos.

Palavras-chave: 1. Preservação Audiovisual. 2. Cinemateca. 3. Políticas públicas.