• 06, Marzo - 2020
    • Defesa de dissertação de Mestrado
    • A aplicação do conceito de curadoria digital na gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais
    • Priscylla Silva Araujo
    • Profª  Drª Cynthia Roncaglio
    • Defesa de dissertação de Mestrado

Aluno (a):  Priscylla Silva Araujo

Título:  A aplicação do conceito de curadoria digital na gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais

Data: 06/03/2020

Presidente: Profª  Drª Cynthia Roncaglio

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Daniel Flores (UFF)

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Prof.ª Dra. Ivette Kafure Muñoz

Membro Suplente: Proª Dra. Eliane de Oliveira Braga

Resumo: Este estudo tem como foco compreender o conceito de curadoria digital, no contexto da gestão e da preservação de documentos arquivísticos digitais, levando-se em consideração o desenvolvimento da Arquivologia no século XXI e o avanço das inovações tecnológicas que têm influenciado sobremaneira a produção, preservação e o acesso aos documentos de arquivo digitais. O Objetivo geral é identificar e analisar na literatura arquivística a abordagem do conceito de curadoria digital e suas possíveis contribuições na criação, preservação e no acesso aos documentos de arquivo digitais. A metodologia utilizada é de caráter descritivo, com uma abordagem qualiquantitativa, com base de investigação lógica indutiva, baseada na revisão sistemática da literatura sobre o tema na comunicação científica da área de Arquivologia. O recorte temporal abrange os primeiros dezoito anos do século XXI, quando o termo Curadoria Digital passa a ser estudado, divulgado e aplicados em diversas áreas do conhecimento. Para atender aos objetivos desta pesquisa foi realizado levantamento e análise de artigos sobre o tema no Brasil e nos principais periódicos internacionais da área, verificado os argumentos apresentados na literatura arquivística para o uso ou não do conceito de Curadoria Digital e estabelecido um quadro comparativo dos resultados a partir dos autores selecionados. Conclui-se que a curadoria digital surgiu de algumas demandas não atendidas pela preservação digital, e que ocorre certa confusão entre os conceitos pelo fato de terem objetos de estudos similares, mas que, conforme demonstrado na pesquisa são conceitos diferentes, porém, complementares.Este estudo tem como foco compreender o conceito de curadoria digital, no contexto da gestão e da preservação de documentos arquivísticos digitais, levando-se em consideração o desenvolvimento da Arquivologia no século XXI e o avanço das inovações tecnológicas que têm influenciado sobremaneira a produção, preservação e o acesso aos documentos de arquivo digitais. O Objetivo geral é identificar e analisar na literatura arquivística a abordagem do conceito de curadoria digital e suas possíveis contribuições na criação, preservação e no acesso aos documentos de arquivo digitais. A metodologia utilizada é de caráter descritivo, com uma abordagem qualiquantitativa, com base de investigação lógica indutiva, baseada na revisão sistemática da literatura sobre o tema na comunicação científica da área de Arquivologia. O recorte temporal abrange os primeiros dezoito anos do século XXI, quando o termo Curadoria Digital passa a ser estudado, divulgado e aplicados em diversas áreas do conhecimento. Para atender aos objetivos desta pesquisa foi realizado levantamento e análise de artigos sobre o tema no Brasil e nos principais periódicos internacionais da área, verificado os argumentos apresentados na literatura arquivística para o uso ou não do conceito de Curadoria Digital e estabelecido um quadro comparativo dos resultados a partir dos autores selecionados. Conclui-se que a curadoria digital surgiu de algumas demandas não atendidas pela preservação digital, e que ocorre certa confusão entre os conceitos pelo fato de terem objetos de estudos similares, mas que, conforme demonstrado na pesquisa são conceitos diferentes, porém, complementares.

Palavras-chave: Curadoria digital. Preservação digital. Gestão de documentos arquivísticos digitais