• 28, Febrero - 2020
    • DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
    • Conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids: uma abordagem da Ciência da Informação
    • Flávia Moreno Alves de Souza
    • Prof. Drª Ivette Kafure Muñoz
    • DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Aluno (a): Flávia Moreno Alves de Souza

Título: Conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids: uma abordagem da Ciência da Informação

Data: 28/02/2020

Presidente: Prof. Drª Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Gerson Fernando Mendes Pereira

Membro Titular externo à UnB: Prof. Drª Drª. Cristina de Albuquerque Possas

Membro Suplente: Prof. Dr. Clovis Carvalho Britto

Resumo: Discute a relevância do conhecimento sobre as formas de transmissão do HIV/aids e as estratégias de Prevenção Combinada. Evidencia a perspectiva interdisciplinar entre a Ciência da Informação e as Ciências da Saúde. Objetiva investigar o conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids entre a população geral no Distrito Federal, DF, Brasil. Trata-se de pesquisa de corte transversal, descritiva, aplicada, de abordagem quantitativa-qualitativa, cujo método utiliza o survey. Os resultados indicam maior proporção de conhecimento moderado e alto acerca das formas de transmissão do HIV/aids. Observa-se haver conhecimento baixo a respeito das intervenções biomédicas baseadas no uso de antirretrovirais, em especial, sobre as Profilaxias Pré e Pós-Exposição. Existem diferenças de conhecimento segundo os subdistritos de residência do DF. Avaliadas as características sociodemográficas e as categorias de conhecimento, tem-se que a faixa etária, o grau de escolaridade e o acesso à internet possuem associação estatisticamente significativa. Fatores emocionais, cognitivos e humanos influenciam na prática informacional de prevenção à infecção pelo HIV e na decisão do uso de informação de saúde preventiva. Conclui-se que o adequado nível de conhecimento é um dos componentes estruturantes para um controle efetivo da epidemia e impacta sobremaneira as taxas de incidência e de prevalência do HIV. Denota-se relevante ampliar a disponibilização de informações de saúde com valor agregado que atendam às necessidades informacionais do usuário e satisfaçam as suas expectativas, partindo-se da perspectiva centrada no usuário e nos seus aspectos socioculturais.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Estudo de Usuários. Práticas informacionais. Conhecimento, Atitude e Prática em saúde. Vírus da Imunodeficiência Humana.