• 02, Julio - 2020
    • Tese de Doutorado
    • A representação da mulher nos arquivos públicos brasileiros: análise dos instrumentos de pesquisa
    • Maria Ivonete Gomes do Nascimento
    • Prof. Drª Eliane Braga de Oliveira
    • Aluno (a): Maria Ivonete Gomes do Nascimento

Título: A representação da mulher nos arquivos públicos brasileiros: análise dos instrumentos de pesquisa

Data: 02/07/2020

Presidente: Prof. Drª Eliane Braga de Oliveira

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Prof. Drª  Georgete Medleg Rodrigues

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Drª Dulce Maria Baptista (UnB)

Membro Titular externo à UnB: Prof. Drª Beatriz Kushnir (UFRJ)

Membro Suplente: Prof. Dr. Angelica Alves da Cunha Marques

Resumo: Os arquivos são instituições que preservam acervos e que retratam rastros de experiências vivenciadas por grupos sociais. Este estudo busca responder à seguinte questão: o resgate historiográfico do papel político das mulheres na história do Brasil encontraria seu equivalente na representação das mulheres nos arquivos públicos brasileiros, nos seus instrumentos de pesquisa? A hipótese central da pesquisa é que o papel desempenhado pelas mulheres na vida política do Brasil, já demonstrado em vários estudos, não encontra representação na descrição arquivística, logo, nos instrumentos de pesquisa elaborados pelos arquivos públicos brasileiros. O objetivo geral consiste em analisar em que medida os instrumentos de pesquisa produzidos nos arquivos públicos brasileiros reforçam (ou tendem a reforçar) a invisibilidade da mulher na vida política do país. Os objetivos específicos são: a) Mapear estudos (fontes secundárias) sobre a participação das mulheres em acontecimentos sociais; b) Identificar na literatura arquivística e nas diretrizes do ICA os fundamentos que orientam a descrição e sua repercussão nas normas de descrição; c) Mapear os fundos de arquivo sobre e relacionados às mulheres e levantar os instrumentos de pesquisa correspondentes; d) Analisar comparativamente a descrição dos fundos de arquivo com os documentos correspondentes nos instrumentos de pesquisa. As mulheres estiveram presentes em vários acontecimentos sociais, então, espera-se que elas estejam representadas nos arquivos. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagens quantitativas e qualitativas. O universo da pesquisa foi formado por: Arquivo Nacional, Arquivo da Câmara dos Deputados e Arquivo do Senado Federal. Em relação ao tratamento dos dados, as fontes documentais foram tratadas com base na análise de conteúdo, proposta por Lawrence Bardin (2011). Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa in loco, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram aplicados formulários de levantamento de dados em visitas às instituições e coletadas informações através do e-SIC e dos websites das instituições. O levantamento dos acervos foi realizado a partir de um quadro temático relativo aos acontecimentos que registraram a participação de mulheres. São eles: Escravatura e Abolição do Trabalho Escravo no Brasil; o direito ao voto feminino no Brasil; a Ditadura Militar de 1964 a 1985. Constatou-se que existem fontes documentais de custódia dos arquivos estudados e que comprovam a participação das mulheres nos acontecimentos citados anteriormente. Entretanto, percebeu-se que nem toda descrição dos fundos arquivísticos contidos nos instrumentos de pesquisa confere visibilidade às ações políticas desenvolvidas pelas mulheres. Além disso, observou-se que, a descrição de alguns itens documentais sobre as mulheres, adotam a perspectiva da moral e dos costumes, de forma conservadora. Conclui-se que a elaboração dos instrumentos de pesquisa arquivísticos é perpassada pela subjetividade e pelos valores sociais.

Palavras-chave: Mulher. Arquivos. Arquivos públicos. Representação das mulheres nos arquivos. Instrumentos de pesquisa.