• 18, Mayo - 2020
    • Dissertação de Mestrado
    • A interferência da learning analytics nos estudos sobre avaliação de impacto e desempenho em bibliotecas universitárias
    • Gessyca da Silva Lago
    • Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque
    • Aluno (a): Gessyca da Silva Lago

Título: A interferência da learning analytics nos estudos sobre avaliação de impacto e desempenho em bibliotecas universitárias

Data: 18/05/2020

Horário: 15H00

Presidente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Profª Drª Fernanda de Souza Monteiro (FCI/UnB)

Membro Suplente: Profª Drª Ivette Kafure Munoz

Resumo: A presente dissertação de dispõe a examinar a produção científica que descreve o uso da Learning Analytics em bibliotecas bem como suas possíveis contribuições para os estudos sobre o impacto de bibliotecas. A demanda crescente pela comprovação do impacto e valor das bibliotecas perante as instituições mantenedoras e a sociedade implica na busca por instrumentos de avaliação que permitam relacionar o uso da biblioteca e o sucesso e aprendizado dos estudantes. A integração dos dados de biblioteca com os dados institucionais para comprovar impacto é um meio de acessar impacto explorado na literatura científica. Sendo assim este estudo pretende identificar Learning Analytics e os temas, conceitos e instrumentos abordados nos estudos sobre avaliação do impacto e qualidade de Bibliotecas Universitárias, distinguir os estudos sobre avaliação do impacto e qualidade de Bibliotecas Universitárias que abordem Learning Analytics. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitiativa, bibliográfica e exploratória. A metodologia utilizada feita uma Revisão Sistematizada de Literatura (RSL) a qual consistiu das etapas de busca, seleção dos estudos, mapeamento dos dados e finalmente o relato dos resultados da pesquisa. Os resultados indicam um aumento número de publicações que integram learning analytics e as bibliotecas nos últimos três anos. A análise dos artigos permitiu identificar as vantagens e desvantagens mais abordadas na literatura cientifica sobre o assunto assim como lacunas para estudos futuros.

Palavras-chave: Learning Analytics. Big Data. Dados Educacionais. Bibliotecas Universitárias.