• 15, Diciembre - 2020
    • Dissertação de Mestrado
    • Identificação de requisitos para um modelo de gestão de documentos da Administração Pública Federal Brasileira
    • Kelly Catarina Ferrer Caldas
    • Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa
    • Dissertação de Mestrado

Aluno(a):Kelly Catarina Ferrer Caldas

Título: “Identificação de requisitos para um modelo de gestão de documentos da Administração Pública Federal Brasileira”

Data: 15/12/2020

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Presidente)

Dra. Ana Célia Rodrigues (UFF)

Dra. Eliane Braga de Oliveira

Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (Suplente)

Videoconferência: https://join.skype.com/uHKqwPaVHSBj

Resumo: O presente trabalho propõe uma perspectiva inicial de debate e análise para possíveis requisitos necessários à elaboração de modelo de gestão de documentos para a Administração Pública Federal brasileira (APF). O objetivo é identificar modelos teóricos arquivísticos relacionados à gestão de documentos que apresentem requisitos que possam ser aplicáveis à APF brasileira. Diante de variados modelos de gestão de documentos e debates acerca do tema em bibliografia da área e publicações normativas, compreende-se que há a preocupação crescente de se estabelecer um modelo mais adequado de gestão de documentos. Todavia, muitos fatores inibidores para este propósito podem ser vistos: políticas descontinuadas, falta de profissionais da área, falta de comunicação interna nos órgãos, dentre outros exemplos. Ao analisar as fontes, nota-se que, ao longo dos anos, houve maior quantidade de trabalhos sobre o tema e especificações da necessidade de aperfeiçoamento prático dos meios de se gerir a documentação dentro do país. Portanto, se justifica o estudo devido ao aumento da importância sobre o tema versus a falta de visão consistente sobre o rumo de uma gestão integrada na APF. Sendo assim, baseia-se o direcionamento e desenvolvimento deste estudo no modelo norte-americano e francês de gestão de documentos e se apresenta breve questões relacionadas à gestão de documentos em formato digital. Estes são observados, comparados e analisados junto ao contexto referente à gestão de documentos apresentado no Brasil. Dessa forma, por intermédio de associações e dissociações analíticas com base principal na arquivologia e considerações histórico-políticas, observa-se que há como apresentar possíveis requisitos para um modelo dentro da APF brasileira de forma a unir características dos modelos tradicionais (records management e francês) com normas de gestão de documentos digitiais. Esse modelo pode ser inserido dentro de uma política de gestão de documentos integrada, com respeito as caraterísticas mais específicas de cada órgão.

Palavras-chave: Gestão de documentos. Arquivologia. Arquivo Nacional. Administração Pública Federal brasileira.