• 13, Septiembre - 2021
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Necessidades informacionais dos usuários de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos como ferramenta de planejamento estratégico: estudo de caso do SIGAD do Senado Federal brasileiro
    • Thayane Morais de Alencar
    • Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior Rogério Henrique de Araújo Júnior
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a):  Thayane Morais de Alencar

Título: “Necessidades informacionais dos usuários de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos como ferramenta de planejamento estratégico: estudo de caso do SIGAD do Senado Federal brasileiro”

Data: 13/09/2021

Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (Presidente)

Dr. José Humberto da Cruz Cunha (FACE/UnB)

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Dra. Eliane Braga de Oliveira(Suplente)

Vídeo Conferência:  https://join.skype.com/hyvOoAZghlBN

Resumo:  Trata das necessidades informacionais dos usuários do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) do Senado Federal Brasileiro. Onde foram investigados uma amostra de 23 grandes unidades (Secretarias) que produzem informações arquivísticas no sistema de informação, através de questionários com perguntas qualitativas e quantitativas. A partir do modelo sens-marketing de Dervin (1983), analisou-se os dados, considerando as adversidades do ambiente que as atividades são desenvolvidas e as particularidades cognitivas dos usuários. Alcançou-se através dos resultados um modelo de estudo de usuários em sistemas arquivísticos, partindo das necessidades informacionais dos usuários, propondo requisitos básicos para a construção de um modelo de planejamento para Sistema Informatizados e delineou um fluxo processual de melhoria continua da interface entre o usuário e sistema de informação arquivística. Concluiu-se, que um sistema de informação deve ser conjuntamente planejado e aprimorado, que o usuário é ferramenta decisória no processo de implementação e melhoria do sistema de informação.

Palavras-Chave: Sistemas arquivísticos; Estudo de usuários em arquivo; Necessidades informacionais; Gestão da informação; Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos; Senado Federal.